Oi, tudo bem?
Eu já passei por isso e, sinceramente, carrosséis colaborativos podem ser uma ferramenta bem poderosa, mas também precisam ser planejados com cuidado.
Primeiro, sobre como escolher parceiros, eu diria que é essencial procurar alguém que tenha uma vibe parecida com a sua. Eu já tentei colaborar com pessoas só porque tinham um número grande de seguidores e foi uma grande frustração. O engajamento não aconteceu porque nossos públicos não se conversavam, sabe? Então, busque parceiros que falem a mesma língua, que tenham valores próximos aos seus.
Sobre o conteúdo, eu faço uma lista de ideias com temas que poderiam interessar ambos. No meu caso, temos algumas colaborações que sempre giram em torno de um tema central que é relevante para ambos. Por exemplo, sempre que faço um carrossel com um colega, escolhemos um assunto que ofereça valor, como dicas de produtividade ou insights de mercado. Assim, fica mais fácil engajar.
As ferramentas que usei? Fui do Canva, que é prático, ao Trello, para gerenciar ideias e prazos. Uma planilha simples no Google também ajudou, porque dá pra cada um colocar suas contribuições. O que me funcionou bem foi definir uma data para brainstorm e outra para a entrega do conteúdo. Mas, sim, reconheço que nem sempre consigo seguir tudo à risca. Às vezes, a vida atrapalha, e tudo bem. O importante é ter essa flexibilidade.
Sobre os prazos, a regra que estabeleci é: quanto mais realista, melhor. Eu costumava superestimar o tempo que levava para criar, e isso só gerava estresse. Por isso, defina prazos que realmente considere viáveis, mesmo que pareçam longos (tipo um mês). Como você vai querer fazer isso uma vez por mês, talvez um calendário mensal ajude a visualizar melhor.
Ah, e sobre a complexidade da tarefa—essa é uma preocupação válida. Uma coisa que eu aprendi é que é fácil empilhar ideias e querer fazer tudo ao mesmo tempo. Tente começar simples. Um carrossel de 3 ou 4 slides já pode ter impacto. Depois, você vai vendo o que funciona e o que não funciona. E se um mês vocês sentirem que não vai dar, é legal ter a liberdade de dar uma pausa ou até mudar a frequência.
Resumindo, manter as coisas simples, fazer com que os parceiros se sintam comprometidos e encontrar um equilíbrio nos prazos são chaves que funcionaram pra mim. Espero que essas reflexões ajudem! Boa sorte!