Olha, eu também passei por essa frustração ao tentar documentar meu processo criativo como arquiteto. Me lancei nesse desafio de 30 dias e, no começo, foi um pouco caótico. Mas algumas coisas funcionaram bem pra mim.
Primeiro, eu estabeleci um tema pra cada dia. Isso ajudou a dar foco. Um dia eu falava sobre a inspiração do projeto, no outro, desenhava um esboço ou até compartilhava uma foto do local onde a ideia surgiu. Isso trouxe variedade e quebrou a monotonia. E, curioso, algumas das minhas postagens menos elaboradas, como um rascunho em papel, tiveram muito engajamento. A galera pareceu mais interessada nas etapas iniciais do que eu esperava.
Outra coisa que funcionou foi usar stories. Eu gravava pequenos vídeos mostrando o que estava fazendo no dia. Era bem improvisado, mas minha intenção era descontraída. Isso gerou mais interação, com pessoas perguntando sobre o processo, e eu tentava responder em tempo real.
Eu também testei fazer enquetes sobre o que as pessoas estavam mais interessadas em ver, se era o conceito, as plantas baixas ou as escolhas de materiais. Isso ajudou a criar um senso de comunidade. O pessoal participava e parecia sentir que fazia parte do meu processo.
E não posso deixar de mencionar a importância de ser autêntico. Às vezes, eu mostrava também os desafios. Um projeto que não saiu como eu queria, erros de cálculo, essas coisas. Isso a gente só aprende na prática e é interessante pra quem está começando.
Alguns formatos legais que usei: carrosséis pra mostrar uma sequência de ideias, vídeos curtos pra explicar alguma fase do projeto, até antes e depois de um espaço. O feed ficou bem dinâmico, e isso fez com que as pessoas se engajassem mais.
No geral, a ideia é criar um fluxo constante de conteúdo. Não precisa ser perfeito, mas deve ter aquela história por trás. E, ó, não se esqueça de usar as hashtags certas. Isso ajuda a alcançar um público novo. Os resultados podem demorar a aparecer, mas aos poucos você vai notar uma conexão maior com quem acompanha seu trabalho.
Espero que algumas dessas dicas sejam úteis. E, de verdade, não se prenda ao que “deveria” ser feito. A escrita, os rascunhos, tudo isso é parte do processo criativo. Se jogar de cabeça e ver o que rola! Boa sorte!