Oi! Eu entendo completamente essa dúvida. Quando comecei a pensar em como fazer uma rotação de temas no meu Instagram, eu estava um pouco perdido. O que me ajudou foi estabelecer algumas categorias que realmente ressoassem com meu público e o que eu gostava de compartilhar.
Eu decidi usar quatro categorias principais, que funcionaram bem para mim: 1) Dicas práticas, 2) Bastidores do trabalho, 3) Depoimentos de clientes e 4) Conteúdo inspirador. No total, isso me deu uma boa estrutura sem ser engessado. A ideia de limitar a quatro temas é que cada um deles se complementa de alguma forma e se mantém fresco.
Para a rotação, eu optei por um sistema semanal. Então, cada semana eu fazia um post sobre cada tema, intercalando-os. Isso me deu uma proposta de conteúdo clara e não parecia uma repetição cansativa. Por exemplo, na primeira semana, eu postava uma dica prática na segunda-feira, um bastidor na quarta, um depoimento na sexta e algo inspirador no domingo. A vantagem foi que meus seguidores começaram a esperar certos tipos de conteúdo em dias específicos, criando uma expectativa.
O que não funcionou bem foi tentar seguir um calendário muito rígido. Eu percebi que algumas coisas da minha vida pessoal ou do mercado podiam influenciar o que eu queria compartilhar. Então, ao invés de pensar em cada post como uma obrigação, eu deixei um espaço para espontaneidade. Isso fez com que o que eu postasse fosse genuíno e, portanto, mais atraente.
Engajar o público foi um desafio à parte. Uma coisa que eu testei e realmente funcionou foi fazer perguntas nos posts ou nos stories, relacionadas ao tema do dia. Por exemplo, quando postei uma dica, eu perguntava se eles já tinham tentado ou o que achavam. Isso gerou comentários e interações que fortaleceram a comunidade ao redor da minha conta.
No final, o importante é manter a autenticidade. O sistema de rotação ajudou a organizar as ideias, mas a verdade é que, se eu não estivesse conectado com os temas, nada disso funcionaria. Eu recomendo experimentar! Se um tema não der certo, troque por outro. O Instagram deve ser uma extensão de quem você é e do que você faz. Espero que algumas dessas sugestões te ajudem a encontrar seu caminho!