Oi! Essa é uma ótima pergunta. Eu também já passei por essa fase de tentar entender o que realmente importa entre tanta informação. No meu caso, o primeiro passo que eu dei foi escolher algumas métricas-chave que, na minha experiência, realmente refletem o engajamento e a percepção da audiência.
Comecei pelos likes e comentários, claro, porque eles são visíveis e diretos. Mas, com o tempo, percebi que só olhar para esses números não conta toda a história. Um engajamento mais profundo, como as mensagens diretas e as interações nas histórias, foram se mostrando muito relevantes para mim. É interessante notar se as pessoas estão se sentindo à vontade para conversar e fazer perguntas.
Aí vem a parte de analisar os feedbacks. O que eu fiz foi tentar classificar os comentários que recebia. Algumas pessoas elogiavam, outras faziam perguntas e algumas vezes, eu recebia críticas mais construtivas. Eu procurei entender o tom e o conteúdo – às vezes, uma crítica pode ser uma oportunidade de melhoria, certo? Olhar as menções também ajudou a entender como as pessoas estão falando de mim fora do meu perfil.
Falando dos dados, uso algumas ferramentas de análise. O próprio Insights do Instagram é um começo sólido, mas algumas vezes sinto que ele não entrega tudo o que quero. Então, testei o Hootsuite e o Later. Cada um tem suas vantagens. O Hootsuite, por exemplo, me ajudou a ter uma visão mais clara de como postagens em diferentes horários impactavam o engajamento.
Eu também criei uma planilha no Google Sheets. Nela, eu coloco os principais dados trimestrais, como seguidores, taxa de engajamento e principais postagens. Isso me dá um histórico visual que eu posso revisar. Tentando sempre buscar padrões, tipo: “Esse tipo de conteúdo gerou mais comentários do que o outro”.
Ah, e eu não posso esquecer de mencionar a importância de saber o que meus seguidores realmente querem. Uma vez por trimestre, eu lanço uma enquete nas histórias, perguntando o que eles gostariam de ver mais no futuro. Isso me ajuda a ajustar meu conteúdo com base em feedback real, ao invés de adivinhações.
No fundo, o que funciona pra mim é experimentar e estar aberto a ajustar a estratégia. Às vezes, uma métrica que parece ter muita importância um trimestre pode não ter o mesmo peso no próximo. O Instagram é mutável, e a audiência também! Então, a reflexão constante é crucial. Espero que essas ideias te ajudem a encontrar seu caminho nesse mar de dados!