Olha, esse é um tema que eu também já enfrentei e, honestamente, leva um tempo para pegar o jeito. Quando comecei a olhar para a concorrência, estava um pouco perdido, sem saber por onde começar ou o que realmente prestar atenção.
Primeiro, eu só olhei para os perfis de concorrentes que admirava, aqueles que têm um engajamento legal, mas que também não são gigantes. Muitas vezes, as pequenas empresas têm táticas muito interessantes e que podem ser mais acessíveis para nós. Comecei a observar o tipo de conteúdo que eles postam: é mais conteúdo visual, textos, vídeos? E como eles interagem? Eles respondem os comentários? Fazem perguntas nas legendas? Isso me ajudou a identificar o que ressoa com a audiência deles.
Depois disso, uma ferramenta que me ajudou bastante foi o próprio Instagram Insights. Entendi que mesmo sem muitos recursos, você pode pegar informações valiosas ali. Por exemplo, olhar para a taxa de engajamento, que é uma métrica que dá uma ideia de como o seu público está respondendo. Se eles têm um bom número de comentários e salvações em posts específicos, isso já indica o que está funcionando. E eu comecei a traduzir essas observações em ações. Se vi que um concorrente estava fazendo enquetes nos Stories e isso resultava em engajamento, eu testei isso também na minha conta.
Outro ponto importante foram os comentários. Eu passei um tempo lendo não só os meus, mas também os comentários nos posts deles. Eu queria entender o que os seguidores estavam perguntando ou comentando, e assim eu poderia criar conteúdo que respondesse essas dúvidas ou que se relacionasse com essas conversas.
E tem uma coisa que eu aprendi com o tempo: teste e ajuste. A primeira vez que fiz um conteúdo similar ao de um concorrente não trouxe resultados imediatos. Mas após algum tempo, mudando um pouco os formatos ou abordagens, eu consegui notar uma diferença. O que funcionou para mim foi adaptar as melhores práticas que observei, mas sempre mantendo a minha voz e identidade.
A verdade é que essa análise da concorrência é um processo contínuo, um exercício de observação e paciência. Não existe uma fórmula mágica que vai te dar resultados da noite para o dia. Mas se você for persistente e adaptar o que vê na concorrência ao seu estilo, é bem provável que você comece a ver a diferença no engajamento.
Espero que isso te ajude a dar um passo na análise e criação de conteúdo! Sigo na torcida por você.