Como ajustar meu tom de voz em postagens semanais?

Gostaria de entender como posso ajustar meu tom de voz nas postagens semanais do meu perfil no Instagram.

Atualmente, sinto que a comunicação não está ressoando da maneira que eu gostaria com meu público-alvo, e isso tem gerado frustração.

Estou buscando uma abordagem que seja ao mesmo tempo autêntica e profissional, mas não consigo encontrar o equilíbrio ideal entre ser acessível e transmitir credibilidade.

Quais estratégias ou técnicas vocês recomendariam para alcançar esse objetivo?

Agradeço desde já pela ajuda e pelos insights que puderem compartilhar.

Olha, essa questão do tom de voz é super importante e, com certeza, eu também já passei por isso. No meu caso, a primeira coisa que fiz foi tentar entender bem quem era meu público-alvo. Fui atrás das respostas para algumas perguntas: O que eles gostam de ler? Como falam entre si? Que tipo de conteúdo eles compartilham?

Uma dica que funcionou para mim foi criar um “guia de tom de voz”. Eu escrevi algumas palavras-chave que refletiam como eu queria soar: acessível, confiável, amigável. E usei isso como uma referência toda vez que ia criar uma postagem. Sempre que terminava um texto, lia novamente e perguntava: “Isso soa como eu realmente sou?”

Outra estratégia foi mesclar conteúdo mais informativo com histórias pessoais. Eu percebi que quando compartilhava uma experiência ou uma pequena anedota, o feedback do público era muito melhor. As pessoas se conectam com histórias, e isso trouxe um toque mais humano às minhas postagens.

Sobre ser autêntico e profissional, eu testei. Em algumas postagens, fui muito casual, usando emojis e uma linguagem descontraída. Em outras, fui mais formal e direto ao ponto. A resposta variava bastante, mas, no geral, o meio-termo funcionou melhor! Então, fazer essa mistura de estilos é uma aposta segura.

Experimentar também é importante. Não tenha medo de variar o tom, mas mantenha sua essência. Olhe para o que recebeu mais engajamento: curtidas, comentários e mensagens diretas podem ser indicadores do que estava agradando mais.

Por fim, esteja sempre aberto a feedback. Pergunte diretamente para seu público o que eles pensam. Use enquetes nos Stories, por exemplo. Isso não só te dá uma direção, mas também demonstra que você valoriza a opinião deles.

Enfim, não é algo que se resolve da noite para o dia. É um processo. Continue ajustando e testando até encontrar esse equilíbrio. Boa sorte!