Oi! Eu também passei um tempão tentando entender como ajustá-los no VN Video Editor, então vou tentar simplificar pra você.
Primeiro de tudo, abre o aplicativo e vai na sua linha do tempo, onde você já tem o vídeo que quer editar.
1. Selecione o vídeo: Toque no clipe que você quer ajustar. Uma vez selecionado, vai aparecer um menu na parte de baixo.
2. Encontre o ajuste de brilho: No menu, procura por “Ajustes” (pode estar com um ícone de controle deslizante). Clicando aí, você verá várias opções como brilho, contraste, saturação, etc.
3. Ajuste o brilho: Para aumentar ou diminuir a iluminação, arraste a barra do brilho. Um truque que eu aprendi é que subir muito o brilho pode estourar algumas partes do vídeo, então vai com calma e teste um pouco.
4. Ajuste o contraste: Volta para o menu e faz o mesmo com o contraste. Aumentar o contraste faz as cores se destacarem mais, mas se você exagerar, pode perder detalhes. Eu gosto de começar com um ajuste leve e ver como fica.
5. Visualize as alterações: Depois de brincar um pouco, clica no botão de play pra ver como está. Às vezes, a tela de edição dá uma aparência diferente do vídeo final. Então, sempre faça uma prévias pra ter uma ideia real do resultado.
6. Salve suas alterações: Quando estiver feliz com o resultado, é só salvar. Você pode exportar o vídeo em diferentes formatos e resoluções, dependendo de como quer postar.
Uma coisa que não funcionou pra mim foi tentar fazer ajustes muito sutis sem testar no vídeo final. Às vezes, parece que está perfeito na edição, mas na hora de ver no celular, as coisas não ficam iguais. Então, preste atenção nos testes.
No final, o maior conselho que eu posso dar é experimentar! Cada vídeo é diferente e você vai descobrir o que funciona melhor para o seu estilo. Espero que isso ajude! Qualquer dúvida, é só perguntar. Boa sorte com os seus vídeos!