Eu entendo perfeitamente essa luta. Tive experiências parecidas ao tentar adicionar humor nas minhas postagens opinativas. Às vezes pensei que ia ficar ótimo, mas o retorno foi meio confuso.
Primeiro, você precisa conhecer seu público. No meu caso, comecei a observar o que eles achavam engraçado. Por exemplo, fiz uma postagem sobre as dificuldades de ser autônomo e disse algo como “ser autônomo é ter uma reunião com você mesmo no espelho às 8 da manhã”. Algumas pessoas riram, outras nem tanto. Mas, acabei criando uma conexão.
Outra coisa que funcionou bem foi usar memes. Peguei algumas imagens engraçadas e fiz pequenos textos sobre temas sérios. Isso deu uma leveza, e a galera compartilhou. Mas sempre com cuidado. O humor pode ser uma linha bem fina. Evitei piadas sobre temas sensíveis, porque a última coisa que eu queria era ofender alguém.
Fiz também perguntas engraçadas com uma pitada de sarcasmo, algo como “Quem mais achou que abrir uma empresa era igual a um filme de Hollywood?”. Recebi ótimas interações. As pessoas se identificam e, claro, comentam.
Experimentar com stories também me ajudou. Usei enquetes e brincadeiras, e o feedback foi muito bom. Vi que as interações aumentaram.
Lembre-se que a intenção é fazer as pessoas sorrirem, e não rir delas. Então, evite estereótipos e coisas que possam ser mal interpretadas. Quando eu fiz uma postagem descritiva, mas com uma frase engraçada no final, as pessoas curtiram, mas sempre tendo cuidado com o tom.
A verdade é que é um teste. Nem sempre vou acertar, mas continuo tentando. Se não der certo, é só reformular e seguir em frente. O humor, quando bem utilizado, pode realmente humanizar a sua marca e fazer a diferença. Boa sorte!