Oi! Então, adaptar a identidade visual no Instagram pode ser desafiador, né? Eu também já passei por isso. A primeira coisa que eu diria é que é super comum se perder no meio de tantas opções e formatos. A ideia de mudar elementos gráficos ou cores sempre gera dúvidas.
Eu, por exemplo, mantenho uma paleta principal, mas uso variações dela. No feed, você pode usar cores mais “fortes” e no stories, tons mais suaves ou até filtros, pra dar uma leveza. Funciona bem pra criar um “clima”. Mas tem que tomar cuidado! Se mudar muito, perde a identidade. Às vezes, menos é mais.
Fica sempre a tentação de querer deixar tudo muito diferente pra não parecer repetitivo, mas isso pode confundir a audiência. Uma estratégia que já usei é fazer posts em carrossel no feed com temas interligados, usando uma textura ou um ícone comum que uma a conversa. Gosto de manter uma linha, sabe?
Agora, as dificuldades são reais. Às vezes, a qualidade do conteúdo pode cair na pressa de adaptar uma ideia. Ou, pior, tem a questão da conexão visual entre formatos. É fácil deixar os stories muito diferentes do feed e, então, a identidade que você planejou vai por água abaixo.
Uma dica específica é criar templates pra stories e reels, assim você mantém um padrão mesmo mudando um pouco. E por mais tentador que seja, fica esperto com os últimos trends… elas mudam rápido! O que hoje tá em alta, semana que vem já pode não estar. Mantém a sua identidade, mas esteja aberto pra pequenas adaptações.
No fim, cada um encontra seu jeito. Mas, realmente, não espero resultados rápidos. É um processo, e às vezes, você vai ter que ajustar ao longo da jornada. Espero que ajude!