Oi! Entendo bem a sua situação; já passei por isso também. Quando comecei, parecia que tudo mudava o tempo todo, e eu sempre ficava um passo atrás.
Uma coisa que funcionou pra mim foi a adaptação do conteúdo baseado em tendências do meu nicho. Por exemplo, eu sempre olho o que os grandes do meu setor estão fazendo. E não só copio, mas tento entender a essência do que ressoa com o público deles. Algumas vezes, fiz posts que pareciam ótimos, mas, pela falta de autenticidade, o engajamento não foi lá essas coisas.
Outra estratégia que me ajudou foi diversificar o formato do conteúdo. Experimentei fazer carrosséis, que, ao que parece, mantêm as pessoas interagindo por mais tempo. A sensação que tive é que o formato visual interessante consegue segurar a atenção. Já os vídeos curtos, tipo os Reels, funcionaram relativamente bem pra mim também—mas aqui a competição é acirrada.
Em relação ao algoritmo, a interação autêntica ainda parece ser chave. Eu comecei a responder mais as pessoas nos comentários, a fazer perguntas em minhas legendas e até a seguir um ou outro que interagisse mais. Isso ajudou a criar uma comunidade, um laço, mesmo que pequeno.
Negativo? Eu cometi o erro de me focar muito nas métricas. Às vezes, ficava obcecado em likes e seguidores, sem perceber que o engajamento real estava nas conversas que ocorriam nos DMs. E, acredite, isso desanima um pouco, quando você vê números subirem e depois despencarem.
E o timing… Ah, eu não entendia muito sobre quando postar. Testei várias horas ao longo do dia, e a verdade é que ainda não encontrei uma regra fixa. É meio que “faça testes e veja o que funciona” nas suas análises.
Acredito que vale a pena se manter flexível e não ter medo de errar. A mudança é constante, mas o que mais me ajudou foi esse caminho de explorar e aprender. Espero que isso ajude! Boa sorte!