Olha, sobre a frequência de postagens relacionada à segmentação do público-alvo, vou compartilhar o que eu vivenciei.
Quando comecei a trabalhar no meu perfil, eu postava bem mais, sem pensar muito nas particularidades do meu público. Depois, consegui segmentar melhor meu público por idade e interesses, e notei que isso fez toda a diferença.
Frequência Geral: Pra mim, uma boa regra prática é manter entre 3 a 5 posts por semana. Mas isso pode variar bastante. Por exemplo, eu percebi que para um público mais jovem, aquele que tá sempre conectado, não tem problema em postar mais. Já para um público mais maduro, que talvez tenha uma rotina mais cheia, 3 vezes na semana foi suficiente e até gerou mais engajamento.
Testes e Aprendizados: O que realmente funcionou foi testar. Eu fiz algumas semanas com postagens diárias e outras com menos frequência. O que aprendi foi que, quando eu postava demais, alguns conteúdos não recebiam a atenção que mereciam. Dava a impressão de que estava “bombardeando” o pessoal. E quando postava menos, as interações aumentavam. Essa “parada” fez com que as pessoas esperassem mais pelos meus conteúdos.
Medição de Resultados: Quanto à medição, eu acompanhei algumas métricas específicas. O engajamento nas postagens (curtidas, comentários e compartilhamentos) foi o principal indicador. Também olhei a taxa de cliques nos links e a visita ao perfil. Eu usei o Instagram Insights, que ajuda a ter uma visão do que tá funcionando ou não.
Análise de Conteúdo: Além disso, ver quais posts geram mais interação é crucial. Olhei sempre para os melhores e piores desempenhos e tentei entender o porquê. Foi assim que consegui adaptar melhor meu conteúdo e minha frequência.
A ideia é ir ajustando conforme você vai vendo o que seu público responde. Não tem uma fórmula mágica, mas com paciência e testes, dá pra encontrar um equilíbrio bom. No final das contas, é sempre sobre conectar-se de forma real com aqueles que te seguem.