Olha, eu já testei a geolocalização no meu perfil e posso compartilhar um pouco do que funcionou e do que não funcionou. Inicialmente, eu também tinha dúvidas sobre o impacto real disso, mas posso dizer que, em vários momentos, percebi uma diferença.
Quando comecei a marcar a localização nas minhas postagens, notei um aumento nas interações, principalmente de pessoas que estavam na mesma região. É como se o Instagram começasse a te mostrar para quem está mais perto, o que é ótimo, especialmente para um pequeno negócio. As pessoas tendem a engajar mais com conteúdos que estão próximos da rotina delas.
Uma estratégia que funcionou bem para mim foi utilizar locais que são relevantes para o meu público-alvo, não apenas o meu negócio. Por exemplo, se eu postava algo que tinha relação com um evento local ou um ponto turístico famoso, isso atraía atenção de pessoas que estavam buscando conteúdo sobre aquele lugar.
Por outro lado, nem sempre foi um mar de rosas. Tive algumas postagens que usei geolocalização em áreas muito genéricas e não vi muita diferença. Se o local não tem relevância para o seu público ou se é algo muito amplo, pode ser que você não veja resultados significativos.
Outro ponto que experimentei foi usar geolocalização em Stories. Eu percebi um aumento nas visualizações quando marcava lugares locais, especialmente se eles eram populares naquele momento. Os Stories aparecem na aba de Descoberta, e isso ajudou a tornar meu conteúdo mais visível para pessoas que estão por ali.
Uma recomendação que eu faria é testar. Eu sempre brinco com diferentes locais e tipos de conteúdo. Ah, e não esqueça de explorar hashtags relacionadas ao local, pois isso também pode ajudar a aumentar a visibilidade. No final das contas, a geolocalização pode sim abrir algumas portas, principalmente se usada de forma estratégica e criativa.
Mas, como tudo, não espere resultados imediatos. Leva um tempo até você entender o que realmente funciona para o seu perfil e seu público.