Olá!
Entendo bem sua dúvida. A escolha da música nos Reels é algo que, na minha experiência, pode realmente impactar a visibilidade, mas não de maneira tão linear quanto gostaríamos.
Primeiro, testei diferentes estilos musicais. Percebi que usar músicas populares tende a aumentar as chances de atingir um público maior, especialmente aquelas que estão em alta nas paradas do Instagram. As músicas com mais visualizações costumam ser promovidas pelo algoritmo, o que pode levar o seu conteúdo para a página Explorar.
No entanto, isso não é uma solução mágica. Fiz alguns Reels com faixas menos conhecidas que se encaixavam perfeitamente no tema e, mesmo assim, consegui engajamento significativo. Isso me mostrou que a relevância do conteúdo e a conexão com a audiência muitas vezes superam a escolha da música em si.
Uma estratégia que funcionou bem foi acompanhar as tendências musicais e ver o que outros criadores na minha área estavam usando. Também notei que a sincronização da música com o conteúdo (ou seja, fazer com que as transições e as ações nos vídeos se encaixem com a batida da música) ajuda a manter a atenção e a retenção do público.
No entanto, já fiz algumas postagens com músicas que estavam em alta e que não repercutiram como esperava. Isso me deixou um pouco frustrado, pois me perguntei se era apenas a música que não tinha ressoado com meu público. No fim das contas, a combinação de uma boa música com um conteúdo relevante e autêntico parece ser o caminho mais seguro.
No geral, minha recomendação é: use músicas populares, mas não negligencie a originalidade do seu conteúdo. Experimente, analise o que funciona para você e, acima de tudo, mantenha a autenticidade. O crescimento, nesse caso, é mais um reflexo de persistência e adaptação do que uma fórmula simples.
Espero que ajude!