Olha, essa questão da cor das paredes é realmente mais complexa do que parece. Eu também passei pelo mesmo dilema e posso compartilhar algumas coisas que aprendi no caminho.
No meu caso, quando testei com paredes mais claras, tipo um branco ou um azul bem suave, percebi que a luz refletia muito melhor. Isso ajudou a suavizar as sombras e fez os vídeos parecerem mais iluminados. Mas nem tudo é perfeito. Se a luz natural que entra pela janela é muito forte, o branco pode refletir demais. Isso cria um brilho que não é legal. Já uma parede mais escura, como cinza ou até preto, pode absorver a luz, e isso pode criar um efeito bem dramático — mas as sombras ficam muito mais evidentes. É um jogo complicado.
Quanto à textura das paredes… Ah, essa parte foi uma aventura. Eu coloquei um papel de parede texturizado atrás de mim e fiquei surpreso. A luz se comportava de maneira diferente. Em vez de sombras planas, eu consegui uns efeitos bem legais, um pouco mais sofisticado. Mas isso depende muito do tipo de textura. Texturas muito grandes podem acabar criando uma bagunça visual, então precisa ter cuidado.
E sim, a questão da combinação de luz natural e artificial é uma das mais difíceis. Um truque que usei foi colocar cortinas translúcidas nas janelas. Isso suaviza a luz natural e dá uma uniformidade maior com a luz das lâmpadas. A parede branca ajudou a misturar tudo, mas não elimina as sombras de um jeito mágico, tá? Pode ajudar, mas não resolve tudo.
Uma coisa que eu sempre repito é que nem todo mundo tem as mesmas condições. Então, o que funciona pra mim pode não funcionar pra você. Minha recomendação é fazer testes. Se puder, grava os mesmos trechos com diferentes configurações de luz e cor de parede. Isso te dá a chance de ver o que melhor se adapta ao seu estilo e conteúdo.
Resumindo: tons claros refletem melhor, escuros criam drama. Textura pode ser amiga ou inimiga, dependendo da situação. E sobre as luzes, uma mistura é sempre um bom caminho. Fico torcendo para você achar a combinação perfeita. É frustrante, mas vale a pena a busca!