Oi, tudo certo?
Então, a análise de cliques em links externos é bem interessante e, sim, dá pra entender bastante sobre o que seu público gosta e precisa. No meu caso, eu comecei a monitorar essas métricas há uns meses e as descobertas foram surpreendentes.
Primeiro, reparei que alguns links que eu achava que iam bombar nem eram tão clicados. Por outro lado, outros links, que eu tinha colocado quase “de penetra”, acabaram se destacando. Aí, comecei a tentar entender o porquê.
Descobri que, muitas vezes, o público busca algo mais prático ou direto. Por exemplo, eu postava muito conteúdo educativo, mas o que realmente chamava atenção era um link para um e-book gratuito que oferecia um bônus extra. Isso me levou a criar mais conteúdo que conectasse com essa necessidade. Então, começando a analisar quais links chamavam mais atenção, consegui ajustar a oferta do que estava criando.
Além disso, eu observei que a época do mês também influenciava. No início do mês, quando as pessoas estão mais abertas a novidades, os cliques em promoções aumentavam. No final do mês, ficava mais evidente que o público estava priorizando dicas práticas e gratuitas.
Uma outra coisa que funcionou foi fazer enquetes ou perguntas nos Stories, pedindo feedback sobre o que eles estavam consumindo mais. Olhar a interação além dos cliques me ajudou a complementar as informações. Às vezes, as pessoas clicam no link não só pelo conteúdo, mas por alguma curiosidade que despertei antes.
Não dá pra esperar que cada link vai ter um desempenho incrível, mas, observando padrões ao longo do tempo, fica mais fácil entender tendências. É uma questão de paciência e testes. O que não funciona é ficar só pensando que as métricas vêm de uma vez. É mais gradual.
Seja persistente. Alinhe o conteúdo com o que você aprende. Eu prefiro testar e adaptar do que chegar a certezas. No final das contas, a análise dos cliques é como um termômetro do que seu público realmente se importa.
Valeu! Espero que ajude.