As técnicas de storytelling para conteúdos sazonais ainda funcionam hoje?

Recentemente, tenho investido tempo na implementação de técnicas de storytelling em meus conteúdos sazonais, na expectativa de aumentar o engajamento e atrair mais clientes para o meu negócio.

Entretanto, estou começando a questionar a eficácia dessas técnicas no contexto atual das redes sociais, especialmente no Instagram, onde as tendências mudam rapidamente e o público parece ter um curto período de atenção.

Com base na sua experiência, vocês acreditam que o uso de storytelling para conteúdos sazonais ainda é uma abordagem válida e relevante?

Se sim, poderiam compartilhar exemplos ou estratégias que tenham funcionado bem para vocês?

Agradeço antecipadamente pelas contribuições.

Sim, técnicas de storytelling para conteúdos sazonais ainda são relevantes, embora exijam adaptação para se manterem eficazes em um ambiente em constante mudança, como o Instagram.

No meu caso, após testar diversas abordagens, percebi que a essência do storytelling ainda captura a atenção do público, mas é necessário ser mais incisivo e direcionado. A chave está em conectar sua narrativa à experiência do usuário e às emoções que a sazonalidade evoca. Por exemplo, durante as festas de fim de ano, compartilhei uma série de posts que destacavam não apenas produtos, mas também histórias de clientes reais que usaram esses produtos em seus momentos especiais. Isso gerou engajamento significativo.

Quanto às estratégias, eu recomendo:

1. Autenticidade: Construa narrativas que reflitam a verdadeira essência da sua marca. Não tente forçar histórias que não estão alinhadas com seus valores.

2. Foco no Cliente: Em vez de apresentar apenas seus produtos, foque nas experiências dos clientes. Por exemplo, ao invés de simplesmente mostrar um item em promoção, compartilhe uma história rápida sobre como ele pode transformar um momento específico da celebração.