Quando comecei a trabalhar com Reels, uma das primeiras coisas que testei foram os depoimentos. Eu sempre acreditei que esses testemunhos poderiam ter um peso, mas a apresentação sempre me deixou com dúvidas.
Uma das técnicas que usei foi o layout gráfico bem estruturado. No início, era tudo sobre ter uma estética bacana, cores que remetiam à minha marca, tipografias que fossem impactantes. Mas, com o tempo, percebi que isso não era suficiente. O que realmente capturava a atenção da audiência eram as emoções que os depoimentos transmitiam.
Por exemplo, eu tinha um depoimento que, mesmo com um design limpo, não performou como eu esperava. Depois, fiz um Reels onde simplesmente coloquei o depoimento em um vídeo com meu cliente falando, sem grandes edições. O engajamento disparou! Isso me fez refletir sobre o quanto a autenticidade pode ser mais poderosa do que uma estética polida.
Outra coisa que eu tentei foi variar o ritmo dos conteúdos. Em vez de simplesmente exibir um depoimento, combinei com imagens do meu produto sendo usado, alternando entre o depoimento e a ação. Isso trouxe um dinamismo que parecia mais alinhado com o que as pessoas estavam buscando. No meu caso, essa abordagem um pouco mais “crua” teve uma resposta melhor, algo que eu não esperava.
Mas, ainda tenho minhas dúvidas. Será que o público realmente está saturado de depoimentos formatados? Sinto que a forma como consumimos conteúdo muda muito rápido, e o que funcionava há um ano pode parecer desatualizado. Por isso, talvez uma abordagem mais fresca, que traga inovação, seja necessária. Algo que convoque a audiência, que a faça sentir parte disso. A simplicidade, por outro lado, tem seu valor — talvez seja isso que muitos ainda procuram.
No fundo, acho que a chave é sempre observar e se adaptar. Testar novos formatos, mas sem perder a essência do que torna um depoimento relevante: a autenticidade. Esses pequenos detalhes são o que, no fim das contas, podem fazer toda a diferença. Estou curioso para ver como isso evolui com o tempo.