Oi! Que bacana que você está buscando entender mais sobre copywriting. Eu também estive nessa mesma busca e vou compartilhar um pouco do que funcionou (e o que não funcionou) pra mim.
No meu caso, quando comecei a implementar técnicas de copywriting, logo percebi algumas diferenças. Uma das primeiras coisas que testei foi trabalhar melhor os títulos e as chamadas para ação nas minhas postagens. Eu costumava usar frases muito genéricas, mas quando comecei a pesquisar sobre a função de um bom título, percebi que tinha que ser mais específico e instigante. Por exemplo, ao invés de “Aprenda a cozinhar”, eu passei a usar “Descubra o segredo para fazer a melhor lasanha em 30 minutos!”. Isso fez a diferença.
Outra coisa que me ajudou bastante foi contar histórias. Eu investi um tempo em entender como usar storytelling nas minhas postagens. Conta uma história sobre como algo que ensinei ajudou alguém. Quando você coloca um rosto e uma emoção na mensagem, as pessoas tendem a se conectar mais. E isso se traduziu em mais comentários e DMs buscando mais informações sobre meus serviços.
Mas, é importante dizer que nem tudo foi um mar de rosas. Eu tentei utilizar vários jargões e frases de vendas prontas, pensando que isso ia tornar meu conteúdo mais “profissional”. O resultado? Nada! O engajamento despencou. Depois percebi que o melhor é manter uma linguagem próxima da audiência, como se eu estivesse batendo papo com um amigo.
Quanto à conversão, sim, percebi um aumento, mas não foi uma mudança drástica da noite pro dia. Foi mais um processo contínuo. Testando diferentes formatos, analisando o que funcionava e ajustando conforme o feedback que recebia. Ao longo do tempo, minhas taxas de conversão foram melhorando, mas sempre com paciência. Não tem fórmula mágica, sabe?
E o que eu diria como melhores práticas?
- Entenda sua audiência: conheça o que eles querem ouvir e como falam.
- Use perguntas: isso gera interação e interesse.
- Chamada para ação clara: seja direto sobre o que você quer que a pessoa faça depois.
- Teste: não tenha medo de mudar e experimentar.
Espero que isso ajude! É um caminho que vale a pena seguir, mas é um
trabalho contínuo. Boa sorte na sua jornada!