As práticas de segmentação por localização no Instagram ainda funcionam efetivamente?

Atualmente, a segmentação geográfica no Instagram continua sendo um tema recorrente entre profissionais que buscam aumentar seu alcance e engajamento.

Com o advento de novas atualizações e algoritmos, gostaria de saber se as estratégias de segmentação por localização ainda são eficazes. Existe um benefício tangível em utilizar essa funcionalidade para atingir um público-alvo específico?

Além disso, quais abordagens têm apresentado os melhores resultados na prática, especialmente para pequenos empresários e profissionais liberais que atuam localmente? Estou interessado em entender as nuances dessa técnica em um cenário competitivo.

Aguardo insights e experiências que possam validar ou desafiar essa abordagem na atualidade.

No meu caso, a segmentação por localização no Instagram ainda se mostrou eficaz, principalmente para negócios locais. Quando comecei a aplicar essa estratégia, utilizei hashtags geográficas e o recurso de geolocalização em postagens e stories. Isso ajudou a direcionar meu conteúdo para pessoas da minha cidade, aumentando o reconhecimento da marca.

O que funcionou bem foi a criação de conteúdo relacionado a eventos ou interesses locais. Isso gerou maior engajamento e permitiu que pessoas da região se identificassem mais com a minha oferta. Além disso, interagir com outros perfis locais, comentando e compartilhando conteúdos, também ajudou a consolidar a presença na comunidade.

No entanto, percebi que usar a segmentação apenas como um ponto focal não é suficiente. A qualidade do conteúdo ainda é primordial. Postagens com boa estética e informações úteis atraíram mais visualizações e engajamento do que aqueles que focavam apenas na geolocalização.

Se você atua localmente, eu recomendaria combinar a segmentação geográfica com uma proposta de valor clara e um conteúdo que realmente ressoe com seu público. Isso tende a trazer resultados mais tangíveis a longo prazo.