As perguntas frequentes ainda geram engajamento qualificado no Instagram hoje?

Oi, pessoal!

Estou numa fase de curiosidade sobre como o conteúdo está mudando no Instagram.

As perguntas frequentes ainda geram engajamento qualificado ou o público já perdeu o interesse nessas postagens?

Estou pensando em implementar isso no meu perfil, mas queria saber se vale a pena hoje em dia.

Alguém tem uma experiência recente pra compartilhar?

Oi! Então, eu tenho experimentado essa questão das perguntas frequentes no Instagram. No meu caso, quando decidi testar isso, pensei que poderia ser uma boa maneira de interagir mais com o público. Acontece que, inicialmente, eu usei postagens tradicionais com imagens e um texto ali, com as perguntas e respostas.

O engajamento não foi nada espetacular. Mas, ao longo do tempo, percebi que a forma como eu apresentava as perguntas contava muito. Depois, passei a usar o recurso dos Stories. E aí, a coisa começou a mudar. Eu fiz enquetes, perguntas e até deixei um espaço para que as pessoas mandassem dúvidas. Isso funcionou bem e vi uma participação bem maior.

Outra coisa que eu notei foi que as perguntas que colocamos nas postagens devem ser relevantes, sabe? Tem que fazer sentido para o público, não vale só jogar qualquer coisa, porque fica essa impressão de “só mais um post”. Eu tentei focar em questões que meu público realmente tinha, e isso ajudou.

Mas teve algumas coisas que não funcionaram. Quando tentei fazer um vídeo só falando das perguntas, o engajamento caiu. As pessoas estavam mais interessadas em algo mais dinâmico, tipo os Stories, como eu já mencionei. Então, eu mudei o enfoque. Ao invés de simplesmente responder, incluí respostas em formato de vídeos curtos, citando os seguidores. Isso trouxe mais interação.

Ainda não sei se “perguntas frequentes” por si só vão fazer um rebuliço. O que eu diria é que a forma de apresentar isso, com conexão genuína e variedade de formatos (imagens, vídeos, Stories) é que realmente faz a diferença. Então, se você pensar em adicionar esse formato ao seu perfil, considera essa diversidade. Tente interagir, deixe espaço pro público se manifestar e veja como eles respondem. Cada dia é uma nova chance, não é?