Oi, tudo certo?
Olha, eu já passei por isso e, sinceramente, as mudanças nos algoritmos sempre mexem com a nossa cabeça, né? O que posso te contar é que, sim, elas impactam o alcance e, consequentemente, as conversões. Já percebi isso na prática, e não são raras as vezes que minhas postagens tiveram aquele bom engajamento e, de repente, tudo mudou.
Uma vez, eu estava testando conteúdo em vídeo e, no início, tudo fluía bem. Aí, do nada, o algoritmo decidiu priorizar outras coisas. O alcance despencou e eu fiquei pensando se era problema no que eu estava postando. Comecei a diversificar. Postei imagens, textos mais longos e até reels. O que funcionou melhor, pelo menos para mim, foram os reels. Assim, eu consegui alcançar novas pessoas e reconquistar um pouco do engajamento perdido.
Por outro lado, algumas abordagens não deram certo. Tenho amigos que tentaram postar todo dia achando que isso ajudaria, mas o resultado foi bem mediano. O algoritmo parece priorizar qualidade sobre quantidade. Então, em vez de postar muito, focar em posts que realmente tragam valor tem ajudado bastante. Pode levar mais tempo pra ver resultados, mas vale a pena.
E sobre as vendas, eu noto um ciclo. Se as minhas postagens não chegam a tantas pessoas, é lógico que isso vai afetar as vendas. Por outro lado, eu também tentava engajar nos stories e em comentários, isso faz diferença.
Fique atento às métricas. Elas falam muito sobre como o seu conteúdo está performando. E, em relação a se preocupar, eu diria que vale a pena, mas sem surtar. Tenta entender as mudanças, se adaptar e ver o que funciona pro teu público. Ah, e não esquece que cada negócio é um negócio. O que funciona pra um, pode não funcionar pra outro. É um constante teste.
Enfim, é isso. Espero que ajude de alguma forma! Boa sorte com seu negócio!