Oi! Então, eu já passei por isso e posso te contar um pouco da minha experiência.
Quando comecei a usar CTAs (calls to action) no meu perfil, fiquei bem animado achando que ia ver um aumento instantâneo no engajamento. Mas a realidade foi meio diferente. Testei várias abordagens, tipo “comente abaixo” ou “salve esse post para depois”, e sinceramente, nem sempre vi resultados tão óbvios. Às vezes, parecia que as pessoas só ignoravam.
Por outro lado, notei que quando fui mais específico, como “quero saber sua opinião nos comentários” ou “clique no link da bio, tem uma surpresa lá”, o retorno foi um pouco melhor. Isso me fez pensar que a forma como você pede pode impactar sim. Claro que não dá pra esperar milagres. Tem que ser constante, testar e ver o que rola.
Uma coisa que eu percebi, é que os posts com CTAs mais naturais, sem aquela pressão de “faça isso agora!”, funcionaram melhor. Parece que o público fica mais à vontade. É como se você estivesse convidando a pessoa para uma conversa, e não obrigando ela a agir, sabe?
Mas, eu também cometi o erro de me empolgar e colocar CTAs em tudo. Não é legal. As pessoas podem achar chato. Então, eu aprendi a usar com parcimônia. Hoje, vejo que não é só a quantidade, mas a qualidade do CTA que conta. E, sim, algumas métricas importam, mas tudo depende do conteúdo também.
No fim, eu diria que vale a pena focar nas métricas de CTAs, mas com cautela. Sem pressão. É tudo sobre encontrar o equilíbrio e fazer experiências. No meu caso, ajudou a entender melhor meu público. Mas, claro, cada perfil é um mundo, e o que funcionou pra mim, pode não ser a mesma coisa pra você. Boa sorte nessa jornada!