Acho que essa é uma pergunta super relevante. Realmente, as hashtags podem fazer a diferença, mas, na prática, é um pouco mais complicado do que parece. Em um mercado saturado, você pode usar as hashtags mais relevantes e ainda assim não alcançar o público que deseja. Ou seja, não é uma fórmula mágica.
Nos últimos meses, tenho tentado equilibrar o uso de hashtags populares com as mais específicas e de nicho. Para pequenos empresários e profissionais liberais, isso parece ser essencial. As hashtags muito populares podem parecer atraentes, mas, com tanta concorrência, o seu conteúdo pode acabar se perdendo.
O que eu percebo é que é preciso testar, testar e testar. Algumas hashtags podem gerar um engajamento incrível em um momento e, no outro, simplesmente não funcionam. É frustrante, mas essa é a dinâmica. Existem práticas recomendadas, como não exagerar na quantidade — geralmente, entre 5 a 15 hashtags funcionam melhor. E, claro, a relevância é fundamental. A conexão entre o conteúdo e a hashtag deve ser clara, ou você corre o risco de parecer desonesto.
Outra coisa que eu notei é que o Instagram está sempre mudando. Às vezes, parece que o algoritmo está rolando com a gente, e outras vezes, parece que está contra. O engajamento pode ser flutuante, e isso pode desanimar, especialmente se você está focando muito em constantes estratégias de hashtag.
Enfim, eu diria que as hashtags ainda têm seu valor, mas não são um divisor de águas. É mais como uma ferramenta, e você realmente precisa integrar isso em uma estratégia mais ampla de conteúdo e engajamento. Explorar diferentes combinações e ficar atento ao que funciona ou não para seu público-alvo é bem importante. No fundo, é um jogo de paciência.