Claro! Acredito que as estratégias de conteúdo para e-commerce no Instagram ainda têm bastante relevância, embora o cenário esteja mudando. Vou compartilhar um pouco da minha experiência.
Nos últimos anos, testei diferentes abordagens para promover um e-commerce no Instagram, e algumas delas se mostraram efetivas. Em primeiro lugar, o conteúdo visual é fundamental. Fotos de alta qualidade que destacam seus produtos realmente fazem a diferença. Eu notei que, ao investir em uma boa iluminação e composição, o engajamento aumentou significativamente.
Outro ponto importante é o uso estratégico de stories. No meu caso, eu utilizava os stories para mostrar o processo por trás dos produtos, o dia a dia do meu negócio e até depoimentos de clientes. Isso ajudou a humanizar a marca e a criar um relacionamento com os seguidores. Meus clientes se sentiram mais conectados e isso refletiu nas vendas.
Uma estratégia que não funcionou tão bem para mim foi postar com uma frequência muito alta sem ter uma variedade de conteúdo. Eu percebi que apenas repetir posts promocionais não atraía mais seguidores; pelo contrário, parecia que as pessoas se desinteressavam. Hoje, busco intercalar posts de produtos com conteúdos que sejam relevantes e que agreguem valor ao público, como dicas, tutoriais ou inspirações.
Ainda uso hashtags, mas notei que a qualidade é mais importante do que a quantidade. Ao selecionar palavras-chave que se alinham com meu nicho, o alcance aumenta, principalmente quando incluo algumas hashtags menos concorridas que são específicas para o meu público.
Por fim, o uso de parcerias com micro-influenciadores foi uma tática que funcionou bem. Eles ajudam a ampliar o alcance de forma orgânica e, muitas vezes, têm uma conexão mais genuína com o público.
Resumindo, ainda acredito que vale a pena investir tempo no Instagram para o e-commerce. O importante é ser autêntico, testar diferentes formatos e observar o que ressoa com seu público. As mudanças estão sempre acontecendo, mas a essência de criar conexões humanas por meio do conteúdo permanece relevante. Boa sorte com o seu negócio!