As enquetes ainda são eficazes para entender expectativas de clientes?

Oi, pessoal!

Queria saber se as enquetes ainda são uma boa estratégia para entender o que os clientes esperam da gente.

Tenho tentado usar, mas honestamente, não sei se estão surtindo efeito.

Já li que algumas pessoas acham que esse tipo de interação tá perdendo força.

Alguém mais sente isso? E se sim, o que vocês recomendariam como alternativa?

Agradeço!

Oi! Então, essa é uma pergunta bem interessante e acaba trazendo à tona várias reflexões. Eu também percebi que, com o tempo, as enquetes foram mudando um pouco. No meu caso, experimentei usar enquetes várias vezes, inicialmente bastante animado, mas, com o passar do tempo, comecei a perceber que o engajamento estava caindo.

No início, parecia que as pessoas estavam realmente interessadas em compartilhar suas opiniões. Fiz enquetes sobre produtos, preferências e até mesmo temas de conteúdo que eu poderia explorar. Porém, notei que a análise das respostas, às vezes, não refletia diretamente no meu planejamento. Era como se as pessoas estivessem mais focadas em navegar rapidamente pelo feed do que em participar de forma engajada.

Acho que pode estar relacionado à forma como o algoritmo do Instagram tem funcionado. As métricas de engajamento mudam. Pelo menos, no que eu vi, algumas respostas surgiam, mas não refletiam uma verdadeira conexão. Então, comecei a explorar outras formas de interação. Uma alternativa que estou gostando bastante são as caixas de perguntas. A interação parece ser mais pessoal, mais próxima. As pessoas se sentem à vontade para compartilhar experiências e isso gera um diálogo mais rico.

Além disso, cruzei essas interações com outros tipos de conteúdo, como vídeos e stories mais dinâmicos, que, na minha percepção, agarram a atenção por mais tempo. O que eu percebi é que, ao criar uma conversa em vez de apenas pedir opiniões, as pessoas se engajam mais. Isso me fez refletir sobre a qualidade da interação em vez apenas da quantidade.

Então, se você sente que as enquetes não estão surtindo tanta eficácia, talvez valha a pena experimentar outras formas de engajamento. A ideia de tornar a comunicação mais conversacional tende a ajudar, entende?

No final, o importante é se sentir conectado ao seu público e descobrir formas inovadoras de fomentar essa interação. Espero que isso ajude!