Então, eu passei um bom tempo testando colagens visuais no meu Instagram. Olha, a verdade é que elas ainda têm seu lugar. Mas, tem alguns pontos.
Nas minhas experiências, colagens que mostram o produto em diferentes ângulos ou em uso foram as que mais chamaram atenção. Por exemplo, se você tem uma roupa, colar fotos de pessoas vestindo em situações diferentes funciona. O pessoal se vê ali, sabe? Isso gera conexão.
Mas colagens muito sobrecarregadas… Ah, é complicado. Já fiz algumas que, na minha cabeça, estavam incríveis, mas recebiam pouco engajamento. O que eu percebi é que simplicidade é chave. Fundos limpos, texto minimalista. Funciona. Mas não é só isso.
Quanto ao nicho, beleza e moda costumam responder melhor. Sobretudo se a colagem traz emoção. Por outro lado, em nichos mais técnicos, como tecnologia ou serviços, a galera quer ver mais informação do que colagem. Nesse caso, infográficos, talvez? Um esquema ali que facilite a vida do outro.
Uma estratégia que me ajudou foi usar chamadas claras e diretas. Algo como “Esse modo de usar transforma tudo!” ou “Veja a diferença!” Gosto de fazer perguntas, também. Tipo “Qual você prefere?” ou “Já tentou fazer assim?” Envolve.
Ah, e sempre testando. Uns dias colando um tipo, outros, outro. O Instagram é um bicho que muda, e eu sempre fico tentando entender o ritmo. Então, se você quer realmente fazer isso, não parar nunca de avaliar. Coloca a galera pra comentar, compartilhar. O feedback é ouro.
Resumindo, vale sim. Dependendo do seu nicho ou do que você vende. Mas não tenha medo de mudar e experimentar. É cansativo, mas essas pequenas adaptações fazem diferença, acredita? E, no final, o que funcionou pra mim pode não funcionar pra você e vice-versa.