As atualizações do algoritmo ainda impactam o alcance orgânico?

Oi, pessoal.

Recentemente, venho refletindo sobre o impacto das atualizações do algoritmo no meu perfil e nas postagens. Quando comecei a usar o Instagram para promover meu negócio, parecia que o algorítmico funcionava de uma forma mais direta, talvez até mais simples. Contudo, noto que, com o tempo, houve várias mudanças.

O que me deixa pensando… o algoritmo realmente ainda afeta o alcance orgânico das postagens de forma significativa? Ou talvez a questão não seja só sobre o algoritmo em si, mas sobre como adaptamos nossas estratégias?

Às vezes, sinto que publico um conteúdo incrivelmente envolvente e, em seguida, percebo que o alcance foi muito abaixo do que esperava. Isso gera uma frustração, claro. Então, fico me perguntando: será que a qualidade do meu conteúdo não é suficiente porque o algoritmo não está a meu favor?

Além disso, vejo outros perfis, inclusive menores, que conseguem uma interação ótima. O que eles fazem que eu não estou fazendo? É uma questão de timing, talvez, ou quem sabe de engajamento prévio?

Gostaria de ouvir a experiência de vocês. Como lidam com essas mudanças e suas frustrações, se é que as têm? O que têm feito para garantir que suas postagens tenham o alcance desejado?

Agradeço muito qualquer insight que possam compartilhar.

Olha, eu também já passei por essa. No meu caso, eu sentia que toda vez que o algoritmo mudava, parecia que meu alcance despencava. A frustração era real. Antes, eu postava algo e, boom! Muitos likes e comentários. Agora, é como se o IG estivesse sempre testando a paciência da gente.

Uma coisa que percebi foi que qualidade do conteúdo é super importante, mas não é tudo. Já postei fotos que achei incríveis, mas que não engajaram nada. Enquanto isso, outros perfis, menores, postando algo bem simples, bombando. Fui investigar e percebi que o engajamento inicial conta muito. Se você não consegue algumas curtidas e interações logo depois de publicar, o algoritmo muitas vezes decide que não é interessante pro resto do mundo.

Experimentar diferentes horários de postagem ajudou bastante. Eu decidi testar horários em que meu público estava mais ativo e funcionou melhor. Para mim, postagens em horários estratégicos fazem diferença. Outro ponto, foi interagir mais com meu público. Quando comento nas postagens de outros, o engajamento no meu próprio perfil tende a aumentar. É quase uma troca de favores, né?

Além disso, eu tentei fazer stories mais atraentes. Eles mantêm as pessoas no meu perfil e, quando coloco uma enquestinha ou um box de perguntas, as pessoas se envolvem mais. Essa interação rápida parece dar um ‘up’ no meu conteúdo.

Por outro lado, não saber exatamente o que funciona gera frustração. Às vezes, dá aquela vontade de desistir. Mas, no final das contas, o importante pra mim tem sido continuar testando. Cada perfil é único e o que funcionou pra mim pode não funcionar pra você e vice-versa. Em resumo, é um jogo de paciência e adaptação. Vamos tentando!