Aproveitar podcasts ainda é eficaz para construir autoridade no Instagram?

Estou tentando entender se aproveitar podcasts ainda é uma boa estratégia pra construir autoridade no Instagram.

Ouvi que muitos profissionais estão usando isso, mas… será que ainda funciona?

As pessoas realmente vão parar pra ouvir o que a gente tem a dizer? Ou a atenção delas tá toda em outros formatos, tipo Reels e Stories?

Acho que tenho um bom conteúdo, mas não sei se o podcast é o caminho certo agora.

Sei que muitos falam sobre a importância da voz, dessa conexão mais profunda. Mas, no fim das contas, será que vale a pena investir tempo em algo que pode não ter retorno?

Alguém já tentou isso? Como foi a experiência?

Valeu, pessoal!

No meu caso, explorei a intersecção entre podcasts e Instagram e, definitivamente, ainda vejo valor nessa estratégia para construir autoridade. Comecei a gravar um podcast há cerca de um ano, focando em temas relevantes para meu público e, a partir daí, comecei a compartilhá-lo no Instagram.

O que funcionou bem foi a criação de trechos curtos e impactantes do podcast. Eu usava Clipes de 30 a 60 segundos para divulgar os episódios, acompanhados de imagens atraentes e legendas que instigassem a curiosidade. Isso ajudou a capturar a atenção e direcionar as pessoas para o podcast completo, seja no Spotify ou em outras plataformas.

Outro aspecto que vale a pena considerar é a possibilidade de construir uma conexão mais íntima com a audiência. A voz tem um poder significativo e, quando as pessoas ouvem sua opinião e conhecimento, isso pode fortalecer a relação. Muitas vezes, recebi feedback de ouvintes que sentiam que estavam tendo uma conversa direta comigo, o que contribuiu para minha credibilidade.

Contudo, não posso ignorar que não tudo saiu como planejado. Tive dificuldades em captar a atenção inicial nas postagens. Alguns meses depois, percebi que apenas compartilhar clipes sem um acompanhamento ativo nas interações não trazia resultados significativos. O engajamento começou a crescer quando passei a interagir mais, respondendo comentários e criando enquetes relacionadas ao conteúdo do podcast. Isso ajudou a criar um senso de comunidade.

Em relação à preocupação de que o foco esteja todo em formatos como Reels e Stories, a verdade é que as diferentes formas de conteúdo podem coexistir. Isso significa que você não precisa escolher entre elas, mas sim encontrar um equilíbrio. Testei o uso de Reels para complementar os temas discutidos nos episódios, e isso acabou ajudando a ampliar meu alcance.

Resumindo, a estratégia de aproveitar podcasts para construir autoridade no Instagram ainda é válida, mas recomenda-se uma abordagem ativa e integrada com o restante do conteúdo. É importante lembrar que a consistência é fundamental, e resultados sustentáveis levam tempo. Se o conteúdo que você tem ressoa com seu público, vale a pena investir, mas esteja preparado para se adaptar e aprender ao longo do caminho.