Sim, eu definitivamente acho que analisar postagens antigas pode ser fundamental para reforçar a essência da marca. No meu caso, quando comecei a olhar para os meus posts antigos, percebi que havia uma evolução clara na minha comunicação e estética. Isso me ajudou a identificar o que realmente ressoava com o meu público e o que parecia um pouco fora de lugar.
Comecei a revisar o conteúdo em busca de padrões: quais tipos de postagens geraram mais engajamento? Quais não tiveram tanta repercussão? Foi interessante notar que algumas postagens que eu considerei essenciais acabaram não performando tão bem quanto eu imaginava, enquanto outras, que eu não dava tanto crédito, geraram muitas interações. Esse contraste me trouxe uma reflexão sobre a expectativa versus a realidade.
A partir dessa análise, me preocupei em entender os motivos por trás dessas diferenças. Será que os horários de postagem influenciaram? O tipo de imagem ou o texto, talvez? Uma coisa que funcionou muito bem foi classificar o conteúdo em categorias – educativo, inspiracional, promocional. Com isso, ficou mais fácil visualizar o que eu estava entregando e se isso se conectava de fato com a proposta da marca.
Agora, sobre quais métricas priorizar… talvez comece com os likes e comentários, claro, pois isso dá uma ideia inicial do engajamento. Mas também gosto de olhar para salvar e compartilhar – essas ações mostram um interesse mais profundo. Um ponto que não considero muito é o número de seguidores - às vezes, aumentá-los pode vir de práticas que não conectam, como giveaways que atraem pessoas, mas não geram valor real para a comunidade.
Além disso, analisei as stories antigos e o feedback que recebi – o que as pessoas comentaram ou compartilharam. Descobri que histórias mais pessoais, mostrando um pouco dos bastidores, criavam uma conexão mais genuína. Isso me fez questionar se estou criando uma imagem muito polida ou se estou sendo autêntico.
A importância dessa análise, pelo que percebo, se alinha à construção de um conteúdo mais direcionado, que não só reflete quem sou como profissional, mas também atende às necessidades da minha audiência. É um processo que nunca acaba, na verdade. A cada novo post, a cada nova interação, sou desafiado a revisar e a me adaptar. E isso pode levar tempo.
Então, ao revisar, pense também na narrativa da sua marca. O que mudou? Como você evoluiu e como isso deve ser refletido na sua comunicação? Essa análise não garante resultados instantâneos, mas com certeza te ajuda a construir uma base mais sólida. É um exercício contínuo de observação e adaptação que, ao que tudo indica, sempre traz aprendizados.