Oi! Então, essa questão dos jargões é bem interessante e meio complicada.
Olha, quando eu comecei a usar jargões, pensei que isso faria o público se sentir mais parte do meu mundo. Mas a realidade é que, com o tempo, percebi que nem todo mundo está nesse mesmo barco. Muitas vezes, usar termos técnicos afasta pessoas, mesmo aquelas que poderiam se interessar pelo que você oferece. E é frustrante, porque você quer que todos se sintam bem-vindos, né?
Além disso, as tendências mudam muito rápido. O que ontem era “cool” hoje pode soar ultrapassado. E isso afeta o engajamento. Os algoritmos também têm suas próprias preferências. Se as pessoas não entendem o que você está falando, elas podem rolar para baixo e nem pensar em interagir. E atenção, isso não acontece só com jargões; tem outros erros que cometemos, como não usar as hashtags certas ou não chamar para a ação.
Por outro lado, em nichos muito específicos, usar jargões pode sim ajudar a filtrar o público e mostrar que você é uma autoridade no assunto. É aquela linha tênue, sabe? O ideal é tentar mesclar. Usa jargões, mas explica um pouquinho ao lado, ou seja, algo como “No meu trabalho como coach, muitas vezes falamos sobre ‘mindset’ (mudança de mentalidade)”. Assim, você educa e engaja.
Mas, não se engane, isso não é um caminho rápido. Crescer no Instagram requer tempo, paciência e análise constante do que funciona ou não. Pode exigir algumas tentativas e erros. E isso é normal! Não tem uma fórmula mágica.
Enfim, experimente e veja o que rola. Fica de olho nas interações e no feedback do seu público. Boa sorte!