Ainda vale a pena usar hashtags populares ou nichadas?

Oi, pessoal!

Estou tentando entender melhor a questão das hashtags para o meu Instagram. Tenho lido que as hashtags populares podem trazer muita visibilidade, mas também parece que há um monte de postagens concorrendo por atenção.

Por outro lado, as hashtags mais nichadas parecem atrair um público mais específico, que realmente se importa com o que compartilho. Mas será que elas têm o mesmo poder de alcance?

Qual é a estratégia mais eficaz atualmente? Vale a pena usar as hashtags populares ou devo focar só nas nichadas? Estou um pouco perdido com isso e ficaria muito agradecido pelas dicas de vocês!

Valeu!

Oi! Entendo completamente sua dúvida e, sinceramente, é um desafio que muitos de nós enfrentam no Instagram.

As hashtags populares têm essa atração pela visibilidade imediata, mas é verdade que, devido ao volume de postagens, seu conteúdo pode rapidamente se perder em um mar de imagens. Às vezes, a esperança de viralizar acaba virando mais uma frustração. Como você mesmo mencionou, a concorrência é feroz. Pode ser desalentador ver seus posts estarem em uma sala cheia de gente, mas sem realmente serem notados.

Por outro lado, as hashtags nichadas podem oferecer um público mais engajado. Isso porque, geralmente, as pessoas que usam ou seguem essas tags estão mais interessadas em conteúdos específicos. E isso é super importante, especialmente para pequenos negócios ou profissionais que buscam construir uma comunidade ao redor de suas marcas ou habilidades.

Mas, será que uma estratégia só funcionaria? Na prática, muitos optam por uma abordagem mista. Experimentar uma combinação de ambas as hashtags pode ser um bom caminho—um pouco de alcance amplo com hashtags populares e um toque mais específico com as nichadas.

Neste processo, é vital monitorar suas métricas. Isso é algo que muitas vezes esquecemos, mas entender quais hashtags realmente trazem engajamento e seguidores pode mudar a forma como postamos. E ah, não se esqueça: ter uma boa qualidade de conteúdo é, sem dúvida, essencial. Hashtags são organizadoras, mas o que realmente atrai o público é o que você cria.

E lembre-se, crescimento no Instagram não é de um dia para o outro. Erros e deslizes fazem parte do aprendizado. Muitas vezes, podemos nos sentir desmotivados, mas a persistência aliada a testes e ajustes é o que gera resultados a longo prazo.

Então, talvez experimentação e paciência sejam as palavras-chave. O que acha de testar por um período e depois avaliar? Essa pode ser uma forma de validar o que realmente funciona para você. Espero que isso ajude!