Eu passei por isso e, sinceramente, é um caminho bem tortuoso. Nos primeiros meses, eu estava empolgado com a ideia de ouvir meus seguidores. Mandei caixinhas de perguntas, fiz enquetes, pedi feedback em posts… No começo, isso parecia uma boa estratégia.
Mas, com o tempo, percebi que o feedback nem sempre é claro. Eu recebia comentários super positivos, mas também muita crítica que parecia não ter sentido. Uma vez, postei uma série de dicas financeiras, e a maioria dos comentários foi “não entendi” ou “isso é muito complexo”. Fiquei frustrado, porque eu achava que estava fazendo sentido!
O que funcionou pra mim foi filtrar esse feedback. Eu comecei a olhar para padrões mais do que para cada opinião isolada. Se várias pessoas comentavam algo semelhante, eu prestava mais atenção. E, ao invés de tentar agradar a todos, escolhia focar no que estava alinhado com minha proposta de valor.
Uma coisa que também ajudou foi criar um fluxo de conteúdo baseado em feedback específico. Por exemplo, ao invés de só perguntar o que meus seguidores querem ver, eu comecei a oferecer opções. Fiz uma enquete com duas ideias de posts e deixei que eles escolhessem. Isso gerou mais engajamento e ajudou a direcionar meu conteúdo de forma mais clara.
Sobre resultados, é uma questão complicada. Eu não vi um crescimento explosivo, mas sim um engajamento mais qualificado. O número de comentários e mensagens diretas aumentou, e isso fez com que eu me sentisse mais conectado ao meu público. O segredo é misturar essa interação com o que você já sabe que funciona.
Em resumo, vale a pena, mas com cautela. Quando você começa a usar feedback de forma estratégica e não deixa o ruído te dominar, as coisas tendem a fluir melhor. É um trabalho contínuo, e não espere resultados rápidos. O importante é manter seu tom e sua identidade, enquanto ajusta o que for necessário. Boa sorte!