Oi! Eu também já passei por isso e posso compartilhar um pouco da minha experiência.
Quando comecei a usar quizzes e enquetes, eu estava bem animado, achando que ia gerar muito engajamento. Até fiz algumas enquetes sobre assuntos relevantes para a minha comunidade, como preferências de produtos ou eventos locais. No começo, os resultados foram mistos. Algumas enquetes renderam bastante interação, mas em outras, eu mal consegui votos.
O que funcionou melhor para mim foi fazer perguntas relacionadas a temas que realmente interessam à minha audiência. Por exemplo, em vez de perguntar apenas “Você prefere isso ou aquilo?”, algo como “Qual lugar da nossa cidade você gostaria de ver mais destaque por aqui?” gerou uma conversa mais verdadeira.
Outra coisa que percebi é que fazer enquetes durante eventos ou datas comemorativas ajudou a aumentar a participação. A energia do momento traz mais feedback. Eu fiz isso durante uma feira local e recebi respostas muito mais envolventes.
Mas, claro, nem tudo foi só sucesso. Quando usei enquetes apenas para engajar, sem contexto ou relevância, o retorno foi bem abaixo do esperado. O público sentia que eram só números, sabe? Isso me fez perceber a importância de dar sentido às perguntas.
Agora, se você está pensando em investir mais tempo nisso, acho que vale a pena, desde que você tenha um foco claro e entenda sua audiência. Uma dica que funciona é usar as enquetes para coletar feedback direto sobre seu próprio trabalho, produtos ou serviços. Isso não só engaja, mas também ajuda a entender melhor o que o seu público realmente precisa.
Em suma, eu diria que ainda dá para usar quizzes e enquetes, mas com um toque mais pessoal e estratégico. Vale o teste e, quem sabe, você pode adaptar a abordagem para o seu nicho específico! Boa sorte!