Oi, pessoal!
Uma dúvida que tenho é se ainda vale a pena usar dados de insights do Instagram pra otimizar os horários de postagem.
Eu tenho dado uma olhada nos meus insights e, bem, parece que as informações são úteis. Mas, às vezes, fico na dúvida. Será que essa estratégia realmente faz diferença?
Eu já tentei ajustar os horários com base nos dados, mas não sei se estou vendo resultados claros. E como vocês fazem?
Dá pra perceber uma melhora significativa no engajamento? Ou é melhor focar em outros aspectos, como qualidade do conteúdo, talvez?
Gostaria de ouvir vocês!
Oi! Então, eu já passei por isso. Analisei meus dados de insights várias vezes. O que eu vi é que, sim, eles podem ajudar. Mas não é uma fórmula mágica.
No meu caso, eu percebi que os horários indicados ali nem sempre são os melhores. Testei postagens em horários diferentes. Teve dia que, por exemplo, postei às 3 da tarde e bombou. Outros dias, postei cedo pela manhã, e foi uma decepção. Então, eu diria que os insights são um ponto de partida, mas não são tudo.
Além disso, o engajamento também depende muito do conteúdo. Se eu posto algo que realmente ressoa com meu público, não importa tanto a hora. Já fiz isso. Os dados estavam dizendo uma coisa, mas o conteúdo que eu achei mais “real” acabou tendo muito mais retorno, mesmo fora do horário “ideal”.
Fiquei focando em criar posts que fizessem sentido de verdade e também interagi mais com as pessoas. Direct, comentários, tudo isso conta. Então, eu foco primeiro em qualidade. E depois, ainda uso os horários como uma referência, só pra ficar atento.
A conclusão é: vale a pena, mas não é tudo. Experimenta, vê o que funciona pra você. Engajamento é uma mistura de tudo isso. E, cara, paciência! Não tem mágica.