Eu tenho refletido bastante sobre isso, na verdade. No meu caso, quando comecei a trabalhar com uma promessa clara, parecia que fazia todo sentido. Meus produtos eram bem específicos e eu achava que isso poderia me destacar no meio da multidão. Mas a verdade é que, com o tempo, percebi que a saturação realmente dificulta essa abordagem.
Houve momentos em que eu criei promessas que pareciam irresistíveis. Por exemplo, uma vez prometi que meu serviço ajudaria as pessoas a economizar tempo considerável em suas rotinas. Na teoria, parecia ótimo. Mas na prática, eu acabava competindo muito com outras promessas semelhantes. E o que acontece? O meu público não era só atraído pela promessa, mas pela conexão. Portanto, eu percebi que, em muitos casos, a promessa sozinha não é suficiente.
Testei também uma abordagem onde me concentrei mais na história por trás do meu produto do que na promessa em si. Isso gerou engajamento, mas também me deixou pensando: será que as pessoas realmente se importam mais com a história? Ou foi apenas um frescor momentâneo? As dúvidas ficam ali, pairando.
Eu gostaria de dizer que uma promessa clara ainda é válida, mas talvez não da forma como a gente pensava. Estamos numa era onde a autenticidade e a conexão pessoal parecem falar mais alto. Decidi transmitir valores e experiências em vez de apenas listar o que meu serviço faz. Isso trouxe um certo nível de conexão que antes eu não via.
Por outro lado, devo mencionar que, mesmo com essa mudança, não é que tudo floresça. Há dias em que nada acontece e outras em que vejo um movimento, mas nada garante que isso terá continuidade. Isso me faz pensar: a promessa clara pode querer apenas uma nova roupagem, uma maneira de ser mais autêntica e menos sobre o que se vende.
Enfim, o que quero dizer é que ainda é possível, mas talvez seja hora de reformular. Às vezes, pode ser mais sobre como abordamos a promessa do que a promessa em si. E isso pode ser frustrante, porque vai exigir uma adaptação constante, um teste a cada vez. É essa combinação de clareza e conexão que parece fazer mais sentido hoje. Como um eterno aprendizado…