Ainda funciona criar uma promessa clara em um mercado saturado?

Recentemente, venho refletindo sobre a eficácia de criar uma promessa clara para o meu negócio no Instagram.

Diante da saturação do mercado, gostaria de saber se essa estratégia ainda demonstra resultados positivos, especialmente para pequenos empresários como eu.

Estou buscando entender se uma proposta bem definida realmente se destaca, ou se, na atualidade, outras abordagens se tornam mais relevantes.

Qual é a visão de vocês sobre a criação de promessas claras em um contexto onde tantos já se posicionaram?

Agradeço antecipadamente pelas insights que puderem compartilhar.

Eu tenho refletido bastante sobre isso, na verdade. No meu caso, quando comecei a trabalhar com uma promessa clara, parecia que fazia todo sentido. Meus produtos eram bem específicos e eu achava que isso poderia me destacar no meio da multidão. Mas a verdade é que, com o tempo, percebi que a saturação realmente dificulta essa abordagem.

Houve momentos em que eu criei promessas que pareciam irresistíveis. Por exemplo, uma vez prometi que meu serviço ajudaria as pessoas a economizar tempo considerável em suas rotinas. Na teoria, parecia ótimo. Mas na prática, eu acabava competindo muito com outras promessas semelhantes. E o que acontece? O meu público não era só atraído pela promessa, mas pela conexão. Portanto, eu percebi que, em muitos casos, a promessa sozinha não é suficiente.

Testei também uma abordagem onde me concentrei mais na história por trás do meu produto do que na promessa em si. Isso gerou engajamento, mas também me deixou pensando: será que as pessoas realmente se importam mais com a história? Ou foi apenas um frescor momentâneo? As dúvidas ficam ali, pairando.

Eu gostaria de dizer que uma promessa clara ainda é válida, mas talvez não da forma como a gente pensava. Estamos numa era onde a autenticidade e a conexão pessoal parecem falar mais alto. Decidi transmitir valores e experiências em vez de apenas listar o que meu serviço faz. Isso trouxe um certo nível de conexão que antes eu não via.

Por outro lado, devo mencionar que, mesmo com essa mudança, não é que tudo floresça. Há dias em que nada acontece e outras em que vejo um movimento, mas nada garante que isso terá continuidade. Isso me faz pensar: a promessa clara pode querer apenas uma nova roupagem, uma maneira de ser mais autêntica e menos sobre o que se vende.

Enfim, o que quero dizer é que ainda é possível, mas talvez seja hora de reformular. Às vezes, pode ser mais sobre como abordamos a promessa do que a promessa em si. E isso pode ser frustrante, porque vai exigir uma adaptação constante, um teste a cada vez. É essa combinação de clareza e conexão que parece fazer mais sentido hoje. Como um eterno aprendizado…