Ainda funciona criar conteúdos interativos para aquecer o público?

Ainda funciona criar conteúdos interativos para aquecer o público?

Tenho me perguntado se essa estratégia realmente se mantém eficaz no Instagram, especialmente com tantas mudanças nas dinâmicas da plataforma.

É curioso pensar se os seguidores ainda se engajam de forma significativa com enquetes, quizzes ou caixas de perguntas, ou se isso se tornou apenas um ruído em meio a tanto conteúdo.

O que poderia tornar esses conteúdos mais relevantes, talvez?

Estou me perguntando se é possível adaptar essa abordagem à minha marca de maneira inovadora, ou se isso já não tem mais aquele impacto que costumava ter.

Alguém já percebeu uma diferença no engajamento ao usar esses formatos?

Eu estou nessa jornada de criação de conteúdo no Instagram há um tempo e posso dizer que, sim, conteúdos interativos ainda funcionam, mas com algumas nuances.

No meu caso, comecei a usar enquetes e caixas de perguntas e, no começo, teve um retorno bem legal. As pessoas realmente engajavam, mas percebi que isso só funcionava quando eu conectava as perguntas diretamente ao que já está rolando na minha marca ou ao que os seguidores estavam interessados. Por exemplo, fiz uma enquete sobre qual produto eles queriam ver na próxima promoção e o engajamento foi ótimo. Mas, se jogasse uma pergunta muito genérica, o interesse caía.

Além disso, percebi que a autenticidade conta muito. Se você fizer perguntas que realmente importem para o seu público ou que gerem uma conversa autêntica, eles tendem a responder mais. Outra estratégia que funcionou bem para mim foi transformar esses conteúdos interativos em algo mais visual, como criar quizzes em formato de stories com gráficos e imagens.

O que não funcionou tão bem? Fazer enquetes apenas por fazer, sem um propósito claro. As pessoas sentiram que havia um ruído e acabaram ignorando. Então, foco sempre na relevância.

Por fim, se você conseguir aliar esses conteúdos interativos a algo inovador ou exclusivo da sua marca, pode ser que a fórmula funcione ainda melhor. Não esquece de monitorar o engajamento e adaptar conforme necessário. É uma maratona, não uma corrida de 100 metros!