Ainda funciona comparar diferentes estratégias de concorrentes no benchmark?

Oi, pessoal!

Estou começando a mergulhar no mundo do Instagram e tenho uma dúvida.

Lembro que, quando comecei, ouvi muito sobre fazer benchmark com concorrentes. A ideia é olhar o que eles estão fazendo, como se apresentam e quais estratégias de conteúdo usam. Mas será que isso ainda funciona?

Com tantas mudanças nas redes sociais, vocês acham que comparar minhas postagens com as deles ainda é uma boa prática? Ou é melhor buscar inspiração em outros lugares, como fora do meu nicho?

Agradeço qualquer insight que puderem compartilhar!

Oi! Ótima pergunta. Vamos pensar juntos. Fazer benchmark com concorrentes ainda pode ser útil, mas não é a única forma de aprender.

Olhar o que os concorrentes estão fazendo te ajuda a entender o que funciona e o que não funciona no seu nicho. Você pode ver quais postagens têm mais engajamento, quais formatos eles usam, tudo isso é valioso. Mas, claro, o Instagram está sempre mudando. O que funcionava ontem pode não funcionar hoje.

Por outro lado, também é verdade que buscar inspiração fora do seu nicho pode abrir novas possibilidades. Muitas vezes, as melhores ideias vêm de lugares inesperados. Se você se apegar apenas ao que os concorrentes fazem, pode acabar se perdendo na mesmice.

Então, a dica é: mantenha um olho nos concorrentes, mas não se limite a isso. Tente misturar referências. Teste diferentes estilos, formatos e temas. Observe o que ressoa com o seu público especificamente. E não tenha medo de experimentar. O que importa é entender o que funciona para você.

Por fim, use as métricas para ajustar sua estratégia. Isso ajuda a ver o que realmente traz resultados. Enfim, vale a pena olhar pros concorrentes, mas também é crucial ser criativo e ousado. Boa sorte nessa jornada!