Ainda é possível otimizar a entrega de posts antigos no Instagram? Como?

Recentemente, venho refletindo sobre a performance de conteúdos anteriores em meu perfil do Instagram.

Embora tenha focado em criar novos posts relevantes, percebo que alguns posts antigos ainda têm potencial para gerar engajamento e novos seguidores.

Diante disso, gostaria de entender se ainda é possível otimizar a entrega desses posts antigos.

Quais estratégias ou técnicas podem ser implementadas para reavivar o interesse por esse conteúdo?

Estou aberto a sugestões e exemplos práticos que possam ilustrar a eficácia dessas abordagens.

Sim, é possível, e vou te contar o que fiz no meu caso.

Eu comecei a olhar para os posts antigos que tiveram um bom desempenho. A primeira coisa que fiz foi atualizá-los. Ajustei a legenda, coloquei hashtags mais relevantes, e às vezes até editei a imagem com novos filtros. Isso ajudou, mas não foi só isso.

Uma estratégia que me funcionou foi repostar conteúdo. Peguei alguns posts que tiveram bom engajamento, reapresentei eles nos Stories e disse algo como “Lembrando esse post que amei”. Assim, a galera que não viu na época teve a chance de conhecer. E os que já tinham visto, relembraram, e isso gerou comentários.

Outra tática foi interagir com os comentários antigos. Respondi respostas que não tinha visto anteriormente, e isso acabou trazendo de volta algumas pessoas para o perfil. Esse tipo de interação reativa pode ser muito legal.

Eu também tentei fazer um “Throwback Thursday” com alguns posts. Tirar um dia da semana para reviver conteúdo antigo. Isso criou uma expectativa e o pessoal começou a esperar.

Mas, honestamente, nem todos os posts valeram a pena. Alguns realmente só funcionavam na época. O bom é que, com o tempo, você vai entendendo quais conteúdos têm mais chances de atrair de novo a atenção.

No final das contas, dá trabalho, mas vale a pena rever esses clássicos. Cada post tem uma nova chance de brilhar. Boa sorte!