A variação de cores e design ainda impacta o engajamento hoje?

Oi, pessoal!

Estou começando a me aventurar no Instagram e tenho algumas dúvidas.

Sempre li sobre a importância de ter uma paleta de cores bonita e um design legal. Mas, agora, com tanta coisa mudando na plataforma, ainda faz diferença isso?

Sei que conteúdo é rei, mas será que uma combinação de cores impacta o engajamento como antigamente?

Será que vale a pena investir tempo e esforço nisso?

O que vocês acham? Alguma experiência para compartilhar?

Agradeço desde já!

No meu caso, percebi que a variação de cores e um design bem elaborado ainda impactam o engajamento, embora não sejam os únicos fatores. Durante meu tempo no Instagram, testei diferentes abordagens e compartilho aqui o que funcionou e o que não funcionou.

Inicialmente, foquei bastante na estética do meu perfil. Escolhi uma paleta de cores que refletia a identidade da minha marca e mantive uma consistência visual nas postagens. Isso ajudou a criar um reconhecimento instantâneo, e notei que, nos primeiros meses, o engajamento aumentou. As pessoas tendiam a parar e interagir mais com posts que eram visualmente agradáveis.

Contudo, ao longo do tempo, percebi que somente a estética não era suficiente. Comecei a valorizar mais o conteúdo, investindo em publicações que entregassem valor aos meus seguidores, como dicas úteis e informações relevantes. Ao fazer isso, mesmo que o design não fosse perfeito, o engajamento continuava alto, provando que o conteúdo realmente é rei.

Ainda assim, não subestime a importância da apresentação. Postagens com uma combinação de cores harmoniosa e um design clean ajudam a capturar a atenção. Testei algumas vezes a variação de cores em posts, e percebi que cores mais vibrantes ou contrastantes atraíam mais interações, especialmente em vídeos e stories.

Resumindo, eu recomendo dedicar um tempo ao design e à paleta de cores, mas não à custa do conteúdo. Encontre um equilíbrio. Invista esforços em ambos os aspectos e avalie o retorno. É um trabalho que leva tempo, mas vale a pena na construção de uma presença consistente e engajadora.