Essa questão sobre a eficácia dos feedbacks de clientes em vídeos curtos é realmente interessante e, ao mesmo tempo, complexa. Eu também passei por isso e posso te trazer algumas reflexões.
Em primeiro lugar, sim, depoimentos em formato de vídeo ainda podem funcionar. Mas não é um caminho livre de obstáculos. A maioria dos empreendedores que conheço percebe uma certa queda no engajamento em comparação ao que era antes. As pessoas estão bombardeadas de conteúdo, então, como se destacar? A autenticidade parece ser um fator importante, mas o que realmente significa isso? Será que um vídeo editado, que capta a essência e mantém a atenção de quem assiste, não poderia ser mais eficaz?
Parece que muitos erram ao pensar que basta postar um depoimento e o trabalho está feito. Não é raro ver perfis usando vídeos longos ou monótonos que, ao invés de conectar, acabam afastando o público. O desafio é equilibrar a edição para torná-los dinâmicos sem perder a essência do que o cliente realmente sentiu. Às vezes, uma boa edição pode tornar a mensagem mais clara, mas será que o público nota isso? Ou preferem algo mais cru, onde a emoção é palpável?
Quanto às métricas… ah, as métricas. Elas são tão variadas. O que pode ter funcionado para um pode não funcionar para outro. O que noto é que alguns conseguirem um bom retorno apenas com depoimentos, mas para outros é apenas uma parte de uma estratégia maior. E isso me leva a acreditar que não devemos nos basear apenas em um tipo de conteúdo.
A integração de feedbacks nos stories ou reels curtos geralmente é uma boa saída, mas ainda depende muito de como isso é apresentado. E qual é a intenção? Construir uma relação? Vender algo? Pode ser um campo fértil, mas, como em tudo, requer experimentação. Testar formatos diferentes e ver o que ressoa com a sua audiência. Isso pode levar tempo e paciência.
Para resumir, sim, pode ser eficaz, mas não é fácil de executar. A autenticidade pode ser um fator chave, mas como você apresenta essa autenticidade é que importa. E, no final, talvez a resposta esteja na experimentação constante e na adaptação ao feedback do seu próprio público. É uma jornada, não uma corrida.