Cara, eu também tenho notado umas mudanças no Instagram, e a transformação de feedback em conteúdo criativo ainda tem seu valor, sim. Já fiz isso várias vezes e sempre curti o jeito que funciona. Um tempo atrás, criava postagens baseadas em perguntas e sugestões dos meus seguidores. O resultado era sempre bem legal, vários comentários, gente interagindo.
Mas, ultimamente, senti uma queda no engajamento. Fazendo uma análise do que rolou, percebi algumas coisas. O público parece mais exigente. Então, só transformar feedback em postagem não é mais o suficiente. O que eu estou tentando agora é mesclar o feedback com tendências. Tipo, se alguém perguntar sobre um tema que tá bombando ou se relacionar com algo que vi por aí, ajo na hora.
Eu também passei a investir em formatos mais dinâmicos. Reels ou enquetes nos stories, por exemplo. Isso parece ajudar a manter a atenção. O lance é não só ouvir o que os seguidores estão falando, mas também adaptar isso à estética e ao ritmo do que tá rolando nas redes. E não se esqueça de diversificar. Gosto de usar enquetes ou até abrir caixinhas de perguntas para ver o que tá na cabeça do pessoal, e não só comentários em postagens.
Outra coisa que notei: as publicações que trazem um toque pessoal, como histórias ou falhas, geram mais conexão. Às vezes, a gente se sente pressionado a mostrar só o lado “polido”, mas eu percebo que ser autêntico, e até mostrar um erro ou processo criativo, ressoa mais.
Então, pra resumir o que eu faria: continue pegando feedback, mas adapte e combine com o que tá viral, usando formatos que o Instagram gosta. E seja genuíno, isso ainda faz diferença. Estou experimentando essa abordagem e, por enquanto, tá funcionando um pouco melhor. Vamos ver como será daqui pra frente!