Oi! Essa é uma dúvida que realmente permeia muitos de nós, não é? A taxa de engajamento ainda é relevante, mas, sinceramente, não é a única métrica a se considerar. O que percebo é que muitos empresários e profissionais acabam focando tanto no número de curtidas e comentários que esquecem de outras perspectivas, como o alcance e, mais importante, a qualidade das interações.
Pelo que tenho visto, existe uma tendência crescente em valorizar o engajamento autêntico. Isso significa que, às vezes, uma interação de qualidade — uma conversa real com um seguidor, por exemplo — pode ser mais valiosa do que uma enxurrada de curtidas que não se concretizam em fichas de clientes. Mas, claro, a luta é grande! Tem dias em que postamos conteúdos incríveis e, magicamente, ninguém interage…
O que me ajuda é ter paciência e ser consistente. É comum que o engajamento oscile, e muitas vezes pode estar mais ligado ao algoritmo do que ao que estamos fazendo. Algumas estratégias que já funcionaram para mim incluem fazer perguntas abertas nas legendas, usar enquetes ou caixas de perguntas nos Stories, e claro, diversificar o tipo de conteúdo — vídeos, carrosséis, e até Reels, que tendem a gerar mais interação.
Mas também é fácil errar! Um erro comum é não conhecer a audiência. Algumas pessoas não param para pensar sobre o que realmente interessa aos seus seguidores. Experimentar e adaptar o que parece funcionar pode ser uma jornada desgastante. E, acima de tudo, não se deixe abater por números. O engajamento pode ser uma boa métrica, mas não é tudo.
Enfim, talvez a chave seja encontrar um equilíbrio e não deixar que o engajamento se transforme em uma obsessão. As redes sociais são voláteis e isso é desafiador, mas também pode ser uma oportunidade de realmente conectar com as pessoas. Como você se sente em relação a isso?