A taxa de crescimento de seguidores ainda é uma métrica válida hoje?

Oi, pessoal!

Estou tentando entender como funcionam essas métricas de crescimento no Instagram. Há um tempo atrás, a taxa de crescimento de seguidores parecia ser super importante, mas agora… não sei. Tem tanta coisa mudando que fico meio perdido.

Às vezes vejo gente falando que seguidores não são tudo, que engajamento é o que importa e blá blá blá. Mas e as taxas? Elas ainda têm valor ou deveriam ser olho na performance em outra coisa?

Por exemplo, se eu crescer muito rápido, mas ninguém interage com meu conteúdo… ou se meu número de seguidores não muda muito, mas minhas postagens têm um engajamento legal, isso é bom ou ruim? Qual o foco então?

Tô tentando usar tudo isso pra melhorar minha estratégia, sabe? Tenho um pequeno negócio e as vezes é frustrante ver aquele número estagnado. Nada parece funcionar da forma que eu imagino.

Alguém pode me ajudar com essa questão? A taxa de crescimento ainda faz sentido ou é melhor esquecer e olhar pra outras coisas? Valeu!

Oi! Olha, a taxa de crescimento de seguidores ainda é uma métrica, mas não é a única que importa, de jeito nenhum. Tem muita gente que se empolga com números grandes, mas se esquece que seguidores não pagam suas contas, né? Engajamento, interações e conversões são fundamentais.

Muitos pequenos empresários se frustram por causa de números estagnados. A verdade é que esse crescimento, mesmo que lento, pode ser mais valioso se vier acompanhado de um público que realmente se importa com o que você faz.

Se você tem poucos seguidores, mas um bom engajamento, isso pode indicar que você está construindo uma comunidade em torno da sua marca. E isso leva tempo. Às vezes, é um trabalho diário de entender seu público, o que eles curtem, quais postagens geram mais resposta.

A maioria dos erros que vejo por aí é tentar copiar o que outros fazem. Cada conta tem seu próprio ritmo. Tem pessoas que acham que o caminho é só promover e gastar, mas isso não é sempre eficiente.

Tem também o famoso “ponto de saturação”. Se você crescer rapidamente sem um engajamento real, pode acabar perdendo seguidores, mesmo.

Então, é bom olhar para a taxa de crescimento, mas talvez foque mais em criar conteúdo que ressoe, interações genuínas. Experimente formatos diferentes, use enquetes, perguntas. Isso tudo ajuda.

Resumindo: mantenha um olho na taxa, mas não deixe ela ser seu único norte. A construção de uma comunidade fiel é um trabalho constante e, às vezes, frustrante, mas pode trazer recompensas muito legais a longo prazo. Boa sorte!