Oi! Então, sobre segmentação geográfica no Instagram, vou compartilhar minha experiência, que pode ajudar.
No meu caso, eu trabalho com um negócio local e, no início, não dava tanta importância a esse tipo de segmentação. Eu postava mais ou menos uns conteúdos gerais, sem focar muito na localização. Resultado? O engajamento não era lá essas coisas. Aí, decidi testar de verdade a segmentação geográfica.
O primeiro passo foi ajustar meu público-alvo nas configurações de anúncios, focando em uma área específica da cidade onde meu público costuma estar. E, para minha surpresa, isso fez uma diferença considerável. Comecei a ver um aumento nas interações e, eventualmente, nas vendas. Mas não foi algo instantâneo, sabe? Foi uma construção.
Outra estratégia que usei foi incluir marcadores de localização nas minhas postagens. Assim, quando alguém procurava por negócios na área, meu perfil aparecia. Eu postava fotos de clientes, com seu consentimento, claro, em lugares que eles curtiam na região. Isso gerou um senso de comunidade. As pessoas começavam a se identificar.
Claro, nem tudo foi um mar de rosas. Tentei também criar alguns anúncios focados em eventos locais ou datas comemorativas, mas nem sempre retornou o que eu esperava. Às vezes, a mensagem não chegava da forma certa ou o público não respondia. Então, tem que haver um teste e erro. E paciência, muita paciência.
Fora isso, eu interagi com outros perfis da região, até comentei em postagens de outros negócios locais. Essa rede de conexões ajudou a fortalecer minha presença. Muitas vezes, uma menção de um perfil bacana que tinha um bom número de seguidores trouxe novos clientes.
Mas, voltando ao ponto da segmentação geográfica, no geral, sim, fez diferença. Não é a única coisa que importa, mas ajuda. Eu diria que é uma peça no quebra-cabeça. A chave é entender quem é seu público e onde eles estão. Olhar para os dados das suas postagens também ajudou a ajustar as estratégias.
Resumindo: vale a pena testar a segmentação, mas esteja preparado para ajustar suas abordagens e aprender ao longo do caminho. Espero que isso ajude a clarear as ideias!