Oi, pessoal!
Estou aqui com uma dúvida que me pegou de surpresa. Estou tentando entender melhor sobre a segmentação de público-alvo no Instagram e vim me questionar: será que preciso atualizar tudo isso por conta das mudanças recentes no algoritmo?
Eu tenho acompanhado algumas tendências e vi que o algoritmo anda mudando bastante. Isso me deixou um pouco inseguro sobre como isso afeta a maneira como eu atendo meu público.
Acho que estou no caminho certo, mas, ao mesmo tempo, fico pensando se é uma boa ideia revisar minha estratégia de segmentação com essas novas mudanças. Vocês já passaram por isso? Vale a pena pegar tudo que já fiz e adaptar? O que vocês acham que eu deveria considerar?
Agradeço qualquer insight que vocês puderem me dar!
Oi! Essa é uma pergunta realmente válida e que muitos de nós estamos refletindo. No meu caso, também passei por um momento semelhante. Eu costumava ter uma segmentação de público bem definida, mas com as mudanças no algoritmo, comecei a repensar isso.
O que notei é que o Instagram está cada vez mais priorizando a relevância do conteúdo em relação a quem o publica. Então, a segmentação deve, sim, ser revista periodicamente. O que funcionou pra mim foi observar muito mais os engajamentos do que as métricas tradicionais. Ouvindo o que o meu público comentava nas postagens e como reagiam aos Stories, percebi que algumas nuances estavam escapando. O que eu pensava que era o “meu público-alvo” nem sempre correspondia ao que realmente interagia.
Por outro lado, uma coisa que não funcionou foi tentar forçar uma segmentação muito ampla ou específica com base apenas nas tendências que eu lia. Pode parecer tentador, mas o algoritmo pode não entregar seu conteúdo da maneira que você espera se não for autêntico. Tive alguns posts que, mesmo com hashtags potentes, não performaram bem. Ao invés disso, foquei em criar conteúdo que realmente ressoasse com aqueles que já seguiam minha página, que já tinham uma relação.
Aconselho a fazer um “cheque” na sua segmentação. Olhe as interações, veja quem está realmente se envolvendo e ajuste. Mas não se preocupe em mudar tudo de uma vez; o importante é ser flexível e ouvir o seu público. No fundo, a segmentação não deve ser uma caixa fixa, mas um organismo em constante evolução.
Espero que isso ajude um pouco! Essas reflexões são importantes.