Olá!
Entendo sua preocupação em relação à segmentação de público-alvo no Instagram, especialmente ao iniciar um e-commerce. No meu caso, quando comecei a trabalhar no Instagram para o meu negócio, a segmentação foi uma das primeiras estratégias que apliquei, e, honestamente, ajudou bastante.
Nos primeiros meses, eu fiz um esboço detalhado do meu público-alvo. Identifiquei dados demográficos como idade, localização, interesses e hábitos de compra. Isso me permitiu criar conteúdos que conversavam diretamente com essas pessoas. Ao usar hashtags específicas e interagir em nichos relevantes, consegui atingir um público mais engajado. O retorno foi positivo, e percebi um aumento significativo na interação.
Contudo, o que não funcionou tão bem foi a abordagem de tentar alcançar todo tipo de usuário. Em algumas campanhas, quando me distanciava da segmentação, o engajamento caía. Isso reforçou a ideia de que, mesmo com as mudanças no algoritmo, conhecer seu público ainda é crucial. O algoritmo realmente está em constante evolução, mas acredito que a segmentação em si continua sendo uma estratégia válida, desde que você a integre de forma inteligente.
Uma tática que tenho usado com sucesso é a criação de conteúdo personalizado. Além de posts, estou investindo em stories e reels que abordam diretamente as dúvidas e interesses do meu público. Outra estratégia interessante foi fazer parcerias com influenciadores que têm o público que faço questão de atingir. Isso ampliou meu alcance e trouxe pessoas realmente interessadas no que oferto.
Em suma, não subestime a importância de conhecer seu público, mesmo que o algoritmo mude. É um trabalho contínuo e pode levar tempo para ver grandes resultados, mas a segmentação ainda vale a pena. Vou te sugerir que dedique um tempo para alinhar sua proposta ao que você sabe sobre seu público. Assim, sua presença no Instagram terá mais chances de ser bem-sucedida.
Boa sorte com seu e-commerce! Se precisar de mais dicas, estou por aqui.