A segmentação de anúncios no Instagram ainda é relevante para proposta de valor?

Atualmente, estou enfrentando desafios na segmentação dos anúncios que estou realizando no Instagram.

Entendo que essa ferramenta é uma das principais maneiras de alcançar meu público-alvo, mas tenho dúvidas sobre a real eficácia da segmentação em relação à construção da proposta de valor do meu negócio.

Neste cenário, gostaria de saber: a segmentação de anúncios no Instagram ainda é relevante para a proposta de valor que ofereço?

Caso afirmativo, quais estratégias podem ser implementadas para otimizar essa segmentação e garantir que minha proposta ressoe de forma mais eficaz com o público escolhido?

Agradeço desde já a atenção e as sugestões que puderem ser oferecidas.

A segmentação de anúncios no Instagram ainda é super relevante, sim. Vou te contar como eu enfrentei esse desafio. No meu caso, percebi que só tentar alcançar um público amplo não funcionava. Eu precisava ser mais estratégico.

No começo, testei várias opções de segmentação: localização, idade, interesses e comportamentos. As campanhas que funcionaram melhor foram aquelas onde consegui me conectar de forma mais direta com a realidade do público que eu queria atingir. Por exemplo, se o meu negócio é voltado para empreendedores, foquei em segmentar pessoas que já seguiam páginas relacionadas a pequenas empresas, marketing e inovação.

Uma estratégia que me ajudou muito foi usar “públicos personalizados”. Fiz upload de listas de e-mails que já tinha e criei campanhas específicas para esses grupos. Isso me permitiu melhorar a proposta de valor, porque já tinha uma noção do que essas pessoas queriam.

Outra coisa que funcionou foi criar anúncios que falam diretamente sobre as necessidades do público. Não adianta só mostrar o produto; eu precisava contar histórias. Por exemplo, em vez de apenas anunciar um serviço, eu compartilhei um caso de sucesso. Isso ressoou muito mais.

Agora, sobre otimizar a segmentação: eu sempre fazia testes A/B. Mudava pequenas partes da segmentação ou do texto do anúncio para ver o que funcionava melhor. Isso é fundamental, porque cada público é único e o que ressoa com um, pode não ressoar com outro.

Além disso, acompanhei as métricas de perto. Entender o engajamento e o custo por aquisição me ajudou a ajustar a estratégia em tempo real. Se uma segmentação não estava dando certo, eu não hesitava em mudar rapidamente.

Resumindo, a segmentação continua sendo uma parte crucial da proposta de valor. É um processo de tentativa e erro, e você precisa estar disposto a testar e aprender. Não há uma fórmula mágica, mas com paciência e ajustes certos, dá para encontrar o caminho que funcione para você. Boa sorte!