Oi, tudo bem?
Essa pergunta sobre segmentação me faz refletir bastante, porque já tive diferentes experiências com isso. No meu caso, eu sempre acreditei na ideia de segmentar minha audiência de forma bem definida. Eu costumava criar conteúdos específicos para cada nicho, pensando que isso geraria mais engajamento e conexão. Até aí, parecia fazer sentido, mas, com o tempo, percebi que a coisa não era tão simples.
Em um primeiro momento, segmentar de forma rigorosa parecia funcionar. Eu via alguns posts atingindo um público muito específico, gerando comentários bem direcionados e interações mais relevantes. Mas, à medida que o algoritmo do Instagram foi mudando, notei que essa segmentação tão rígida parecia limitar meu alcance.
Comecei a questionar se a abordagem mais ampla poderia ser uma alternativa. Testei alguns conteúdos que não eram tão específicos e, surpreendentemente, vi um crescimento no engajamento. Posts que misturavam tópicos, conectando diferentes interesses, trouxeram interações que eu não esperava. Ao olhar para o meu próprio feed, percebi que muitos dos perfis que eu sigo também adotavam essa estratégia. Eles não se prendiam a um único nicho, mas misturavam interesses de forma criativa.
Mas, é claro, isso não significa que a segmentação não tem seu valor. Para alguns tipos de negócios, especialmente aqueles que oferecem produtos ou serviços muito específicos, a segmentação ainda pode ser eficaz. Há um tempo, uma colega que trabalha com serviços de estética fez uma série de posts centrados na saúde da pele, e o engajamento foi alto porque ela falava diretamente com um público que se preocupa com isso.
O que me leva a pensar que talvez a solução esteja em um meio termo. Criar conteúdo que, ao mesmo tempo, seja direcionado, mas que tenha uma certa abertura para falar com um público um pouco mais amplo. Uma abordagem assim pode ajudar a manter uma identidade clara, mas também a não perder a oportunidade de se conectar com novos seguidores.
Eu vejo que a experimentação é um fator chave aqui. Não fui perfeito em todas as minhas tentativas, e algumas abordagens não funcionaram tão bem. Mas, com um olhar curioso e a disposição para testar, fui encontrando um equilíbrio que melhor se adequava ao meu estilo e ao que minha audiência parece apreciar.
Então, sim, a segmentação ainda tem seu espaço, mas talvez não de forma tão estrita quanto antes. O importante, pelo que tenho sentido, é acompanhar o feedback e a resposta do público, ajustando quando necessário.
E você, já experimentou algo assim? Como tem sido sua jornada com isso?