Oi, gente! Estou começando a entender melhor como o Instagram funciona e li sobre a regra dos terços.
Sempre ouvi que essa técnica ajuda na composição das imagens, mas quero saber: ela realmente faz diferença no engajamento dos vídeos?
Eu já tentei aplicar algumas dicas por conta própria, mas não sei se estou fazendo certo.
Alguns dos meus vídeos parecem que “ficam no vácuo” e não sei se é pela forma como estou filmando. Será que essa regra pode mudar isso?
Vocês que têm mais experiência, o que acham? Vale a pena focar nisso para melhorar o engajamento?
Agradeço qualquer dica!
A regra dos terços é uma diretriz clássica de composição visual e, no meu caso, ela ajudou sim a melhorar a qualidade estética dos meus vídeos no Instagram. Apliquei essa técnica de forma consciente em algumas gravações, buscando posicionar os elementos principais nos pontos de interseção das linhas imaginárias que ela sugere. Notei que, quando fiz isso, meus vídeos pareciam mais equilibrados e visualmente interessantes.
Em termos de engajamento, o que percebi é que essa abordagem atraiu mais atenção inicial. Um vídeo bem composto aumenta a probabilidade de o espectador continuar assistindo até o final. No entanto, eu não notei uma correlação direta entre a aplicação da regra dos terços e um aumento imediato no engajamento, como curtidas ou comentários.
Por outro lado, em alguns vídeos onde não apliquei a regra e apenas me concentrei em conteúdo relevante e storytelling, obtive resultados melhores. Isso me levou a entender que, embora a técnica melhore a estética, o conteúdo precisa sempre ser atraente e autêntico.
Dicas práticas que funcionaram para mim incluem:
-
Planejamento: Antes de gravar, eu tento imaginar a composição já pensando na regra dos terços. Isso ajuda a minimizar ajustes durante a gravação.
-
Pratica constante: Eu testei diferentes formas de aplicar essa técnica e percebi que, quanto mais eu praticava, mais intuitivo se tornava.
-
Feedback: Após compartilhar meus vídeos, recebo feedback de colegas ou seguidores, o que me ajuda a ajustar minha abordagem.
Em resumo, a regra dos terços pode sim fazer diferença visual, mas não é a única responsável pelo engajamento. É essencial equilibrar a técnica com uma boa história e um conteúdo que ressoe com seu público. Esse equilíbrio é o que, no longo prazo, tende a resultar em maior engajamento.