A reativação de posts antigos ainda gera engajamento efetivo hoje?

A reativação de posts antigos ainda gera engajamento efetivo hoje?

Quais são as melhores práticas para promover esse tipo de conteúdo?

Existe um tempo ideal para repostar conteúdos do passado?

As métricas de engajamento mudaram nos últimos anos em relação a esse tipo de estratégia?

Sim, reativar posts antigos ainda pode gerar engajamento, mas as coisas mudaram um pouco. Eu, por exemplo, já usei essa estratégia e os resultados foram bem variados.

Primeiro, vi que alguns posts, especialmente aqueles que tinham um desempenho bom no início, conseguiram ressoar novamente. Mas não é só repostar e esperar o melhor. Às vezes é preciso dar uma “repaginada”. Como eu fiz: atualizei as legendas, adicionei hashtags novas e até mencionei algo que estava rolando para dar contexto. Isso ajudou bastante.

Em relação ao tempo ideal, não existe uma fórmula mágica. No meu caso, esperei pelo menos dois ou três meses para repostar. Mas isso depende do seu nicho. Tenho um amigo que repostou algo de um ano atrás e bombou, então vale testar!

As métricas mudaram sim. O algoritmo do Instagram está sempre mudando, né? O que funcionava há um tempo atrás pode não funcionar agora. Eu percebi que o engajamento em si tem que vir de um conteúdo que valha a pena para o seu público, independente de ser novo ou antigo.

Com tudo isso, eu diria: reativar posts antigos pode funcionar, mas só se você dar uma nova abordagem e entender o que sua audiência deseja agora. Esse é um desafio constante, então, paciência é a chave.